O trabalho de pedreiro: uma análise da produção acadêmica e relações com a etnomatemática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Diego Fogaça-
Autor(es): dc.contributorFontanini, Maria Lucia de Carvalho-
Autor(es): dc.creatorPalma, Rafael Montenegro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:00:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:00:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7364-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665836-
Descrição: dc.descriptionThis research was aimed to analyze the previous studies in Mathematics Education that broached the mason work and its relations with Ethno mathematics. The work was based on the perspective of the Ethno mathematics Program, considering the mathematical knowledge is not part of the curriculum. The papers were from the BOLEMA Journal and the proceedings of the Brazilian Congresses of Ethno mathematics. Methodological procedures of Discursive Textual Analysis were used to examine the texts, resulting in four categories: “Culture” includes unities in which is indicated the need to link the world of the work and the school; “Curriculum” is present the idea to value the culture of students in the curriculum; “Math Academic x Ethno mathematics” points out that there is a clear difference between the academic mathematics and the mathematics of everyday life; and “School” has the unities that mention the school’s characters, the student and the teacher.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo central analisar as pesquisas já realizadas na área de Educação Matemática que abordem o trabalho de pedreiro e suas relações com a Etnomatemática. O trabalho está embasado teoricamente na perspectiva do Programa de Pesquisa Etnomatemática, considerando conhecimentos matemáticos que, comumente, não fazem parte dos programas curriculares. Os textos aqui analisados foram extraídos da revista BOLEMA e dos anais dos Congressos Brasileiros de Etnomatemática. Para as análises dos textos foram utilizados os procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva, culminando na construção de quatro categorias: a categoria “Cultura” engloba unidades em que é indicada a necessidade de vincular o mundo do trabalho com a escola, por causa da cultura presente em diversas profissões; a categoria “Currículo” apresenta a ideia de valorizar a cultura dos estudantes no currículo; a categoria “Matemática Acadêmica x Etnomatemática” ressalta que é nítida a diferença entre a matemática acadêmica e a matemática do dia a dia; a quarta e última categoria, “Escola”, é composta por fragmentos que mencionam os personagens participantes da escola, o aluno e o professor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetos e construtores-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução civil-
Palavras-chave: dc.subjectEthnomathematics-
Palavras-chave: dc.subjectArchitects and builders-
Palavras-chave: dc.subjectConstruction-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleO trabalho de pedreiro: uma análise da produção acadêmica e relações com a etnomatemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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