Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Guataçara dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5026078100746374 | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandalise, Mary Ângela Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel | - |
Autor(es): dc.contributor | Koscianski, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Guataçara dos | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Sabrina Anne de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:00:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:00:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2460 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665826 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Sequência de ensino: uma proposta de ensino contextualizado de correlação e regressão linear para um curso de Engenharia de Computação | - |
Descrição: dc.description | The present article aimed to verify the contributions that a certain teaching material of Correlation and Linear Regression, based on the assumptions of the contextualization, can bring to Computer Engineering students of a public University on Paraná’s countryside. To fulfill this research, sixteen Computer Engineering students suggested themes that could approach Correlation and Linear Regression contents in a specific situation of their area. Then two Ordination Algorithms were selected: Bubble Sort and Merge Sort, comparing the vector size and the ordination time of each method. The students were divided in pairs and four of this pairs used the first method and the other four pairs, the second method. The teaching sequence was applied on the data gathering on the algorithm by the pairs and each new item to be studied was inserted along the research. In the end, the students made the definitions of each studied category inside the content and each description was appreciated from the Analysis Content. In the ending it was possible to visualize the most learned items as well as the concepts that had remained unclear. As work’s final product a Professor’s didactic support material has been confectioned, such material includes a suggestion for teaching Correlation and Linear Regression to students taking Computer Engineering, which is annexed to this essay. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que um material de ensino de Correlação e Regressão Linear, pautado nos pressupostos da contextualização podem trazer para alunos de um curso de Engenharia de Computação de uma universidade pública no interior do Paraná. Para a realização desta pesquisa, dezesseis alunos do curso de Engenharia de Computação sugeriram temas que pudessem abordar conteúdos de Correlação e Regressão Linear em uma situação que fosse específica de sua área de atuação. Foram então selecionados dois Algoritmos de Ordenação: Bubble Sort e Merge Sort, comparando o tamanho do vetor e o tempo de ordenação de cada método. Os alunos foram divididos em duplas e quatro destas utilizaram o primeiro método e quatro duplas, o segundo método. A sequência de ensino foi sendo aplicada a partir da coleta de dados no algoritmo pelas duplas e cada novo item a ser estudado foi sendo inserido no decorrer da pesquisa. No final, os alunos fizeram as definições de cada categoria estudada dentro do conteúdo e cada descrição foi apreciada a partir da Análise de Conteúdo. Ao final foi possível visualizar os itens de maior aprendizado e os conceitos que não haviam ficado muito claros. Como produto final deste trabalho foi confeccionado um material didático de apoio ao professor, que abrange uma sugestão de ensino de Correlação e Regressão Linear para alunos de um curso de Engenharia de Computação, que se encontra anexo a esta dissertação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de regressão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatística - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regression analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Statistics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Contextualizando o ensino de correlação e regressão linear em um curso de Engenharia de Computação | - |
Título: dc.title | Contextualizing the teaching of correlation and linear regression for a Computer Engineering course | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: