Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Larissa Macedo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Vestena, Mauro | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Antonio Marcos Tubiana de | - |
Autor(es): dc.creator | Lando, Tamires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:00:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:00:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14818 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665822 | - |
Descrição: dc.description | O título da capa é: Algumas possíveis razões que dificultam o aprendizado da disciplina de Química no Ensino Médio pelo ponto de vista do aluno no Município de Pato Branco - Paraná. | - |
Descrição: dc.description | One of the main reasons that cause problems in chemistry teaching today it is the lack of connection between the student's everyday life and chemical knowledge. The student has difficulty in relating it to school studies and what occurs in their food, clothing, health, housing, transportation, and finally, in your life. Chemistry is an experimental science, but the methodology used by many teachers hinders learning since many of them still work in the traditional way, through lectures, without increasing the study of experimental classes, teaching resources and other alternatives to improve learning or stimulate the interest on chemistry classes. In this context, this project focused to carry out a survey of some possible reasons that hinder the learning of the discipline of chemistry in high school through questionnaires for the students. The survey was conducted in the first half of 2012 in 12 state schools in the municipality. The results showed that most respondents considered important to perform experimental activities in the teaching of chemistry and a better training of the teachers discipline. | - |
Descrição: dc.description | Uma das principais razões que gera problemática no ensino da disciplina de Química atualmente é a falta de conexão entre a vida cotidiana do aluno e o conhecimento químico. O aluno tem dificuldade em relacionar o que estuda na escola e o que ocorre na sua alimentação, vestuário, saúde, moradia, transporte, enfim, na sua vida. A Química é uma ciência experimental, mas a metodologia utilizada por muitos professores dificulta o aprendizado, pois muitos destes ainda trabalham de maneira tradicional, através de aulas expositivas, sem incrementar o estudo com aulas experimentais, recursos didáticos e outras alternativas que melhorem o aprendizado ou que podem proporcionar um maior interesse às aulas de química. Nesse contexto, esse projeto visou realizar um levantamento de algumas possíveis razões que dificultam a aprendizagem da disciplina de Química no Ensino Médio através de questionários destinados aos alunos. Os questionários foram aplicados em 12 colégios estaduais do município de Pato Branco no 1º semestre de 2012. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos entrevistados considera importante a realização de atividades experimentais no ensino de Química e uma melhor capacitação do professor da disciplina. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química (Ensino médio) - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry (High School) - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Química | - |
Título: dc.title | Algumas possíveis razões que dificultam a aprendizagem da disciplina de química no ensino médio pelo ponto de vista do aluno no município de Pato Branco - Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: