Variação linguística versus norma culta nas aulas de língua portuguesa em uma escola pública da cidade de Jales/SP

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMesquita, Fabio Luís Fernandes-
Autor(es): dc.contributorMesquita, Fabio Luís Fernandes-
Autor(es): dc.contributorPrim, Cristina de Souza-
Autor(es): dc.contributorRohling, Nivea-
Autor(es): dc.creatorSouza, Alessandra Joana Testi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:00:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:00:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18907-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665804-
Descrição: dc.descriptionThis research had as main objective to investigate the occurrence of vocabulary, syntagmas and syntactic constructions in the writing of 8th grade students from Elementary School, at a state public school in Jales / SP, and what they represent in the conceptualization of the Brazilian culture standard and use of the linguistic phenomena proposed by Bagno (2001). Starting from the need of understanding the diversity of Brazilian society's discourses and the linguistic prejudice that is established in this context, the interest arose in carrying out this study, which consisted of a bibliographical review of books and scientific articles on the subject, published on websites and printed and in the analysis of productions written by students. The results pointed out a great distance between non-standard and standard Portuguese, between colloquial norm and standard Portuguese, in the students' writing, which demands a constant work from the teacher, in order to make students aware of their relationship of how language works, depending on its context of production, in order to bring about the diminution of linguistic prejudice.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo principal investigar a ocorrência de vocabulário, sintagmas e construções sintáticas na escrita dos alunos do 8º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual da cidade de Jales/SP, e o que representam na conceituação da norma culta brasileira e de utilização dos fenômenos linguísticos propostos por Bagno (2001). Partindo da necessidade de compreender a diversidade de falares da sociedade brasileira e o preconceito linguístico que se estabelece nesse contexto, surgiu o interesse em realizar este estudo que consistiu na realização de revisão bibliográfica de livros e artigos científicos sobre o assunto, publicados em sites e impressos e na análise de produções escritas por alunos. Os resultados da Gramática Histórica apontaram um grande distanciamento entre o português não padrão e o português padrão, entre a norma coloquial e a norma padrão da língua portuguesa, na escrita dos educandos, o que demanda um trabalho constante do professor, no sentido de conscientizar os alunos com relação ao funcionamento da língua, dependendo de seu contexto de produção, a fim de que aconteça a diminuição do preconceito linguístico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Variação-
Palavras-chave: dc.subjectContexto (Linguística)-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Variation-
Palavras-chave: dc.subjectContext (Linguistics)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleVariação linguística versus norma culta nas aulas de língua portuguesa em uma escola pública da cidade de Jales/SP-
Título: dc.titleLinguistic variation versus cultured norm in portuguese language classes at a public school in Jales / SP-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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