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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Trombetta, Jairo | - |
Autor(es): dc.contributor | Trombetta, Jairo | - |
Autor(es): dc.contributor | Siliprandi, Elizângela Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Benetti, Heloiza Aparecida Piassa | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Luiz Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Scolaro, Taylana Piccinini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:00:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:00:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14564 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665799 | - |
Descrição: dc.description | This work is about the study of bridge projects using different materials, developing a comparative analysis between them. The main purpose of this study is to compare the sustainable performance of bridge superstructures constructed of wood, prefabricated concrete and mixed steel/concrete, through the adoption of bridge models and the environmental and economic analysis of each one. For such, the following methods were adopted: development of the materials quantitative, accomplishment of the environmental impacts analysis from the quantitative and the values that each material presents per unit of mass in each parameter and composition of the economic analysis based on the material and labor costs of each project. As outcome, a comparison of all the bridge models for three different spans is presented. In the environmental dimension, projects were compared through performance presented in parameters established within three categories. However, these parameters are measured by different units and, therefore, the comparison was made by parameter, it is not possible to choose the structure with the most satisfactory global environmental behavior through this methodology. In the economic sphere, the wooden bridge was the one that presented the lowest price in every spans analyzed. In relation to bridges in prefabricated concrete and mixed steel/concrete, the lowest price varies according to the span. The evaluation from the social point of view was disregarded by this study because of the difficulty in establishing social parameters in a qualitative way, since they have a purely subjective character. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho trata do estudo de projetos de pontes de diferentes materiais, desenvolvendo uma análise comparativa entre eles. Tem-se por objetivo principal a comparação do desempenho sustentável de superestruturas de pontes em madeira, concreto pré-fabricado e mista aço/concreto, através da adoção de modelos de pontes e da análise ambiental e econômica de cada um deles. Para tal, os seguintes métodos foram adotados: desenvolvimento do quantitativo de materiais, realização da análise de impactos ambientais a partir do quantitativo e dos valores que cada material apresenta por unidade de massa em cada parâmetro e composição da análise econômica com base nos custos de material e mão-de-obra de cada projeto. Como resultado, apresenta-se um comparativo de todos os modelos de ponte para três vãos diferentes. Na dimensão ambiental, os projetos foram comparados através do desempenho apresentado em parâmetros estabelecidos dentro de três categorias. No entanto, estes parâmetros são medidos por meio de diferentes unidades e, dessa forma, a comparação foi feita por parâmetro, não sendo possível eleger a estrutura com o comportamento ambiental global mais satisfatório através desta metodologia. No âmbito econômico, a ponte em madeira foi a que apresentou o menor preço em todos os três vãos analisados. Em relação às pontes em concreto pré-fabricado e mista aço/concreto, o menor preço varia conforme o vão. A avaliação do ponto de vista social foi desconsiderada por este estudo pela dificuldade em estabelecer parâmetros sociais de forma qualitativa, uma vez que possuem caráter puramente subjetivo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pontes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pontes - Projetos e construção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise estrutural (Engenharia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable construction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bridges | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bridges - Design and construction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structural analysis (Engineering) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Análise comparativa entre projetos de pontes de diferentes materiais com vistas à construção sustentável | - |
Título: dc.title | Comparative analysis between bridge projects of different materials with a view to sustainable construction | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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