Análise de uma modelagem para passarelas de pedestre sobre rodovias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSabbi, Volmir-
Autor(es): dc.contributorSabbi, Volmir-
Autor(es): dc.contributorCézar Júnior, Paulo-
Autor(es): dc.contributorTrombetta, Jairo-
Autor(es): dc.creatorFranco, Yasmim Vacarin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:00:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:00:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14489-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665796-
Descrição: dc.descriptionRoad transportation is the most widely used system for moving passengers and cargo transportation in Brazil. Adding this to the turbulent and inordinate growing of the cities, there is a need for pedestrian walkway implementation over highways, an essential security element. These walkways are usually built without deep studies of deployment and use, so that public money is often misapplied, since pedestrians - target audience of this construction - wind up not taking advantage of it. This work comes to show the importance of a better use of walkways, as well as the security provided for them by decreasing traffic accidents involving pedestrians. All this through a case study on the walkway insertion region and a project of an attractive architectural design to the public.-
Descrição: dc.descriptionO transporte rodoviário é o sistema mais utilizado para movimentação de passageiros e transporte de cargas no Brasil. Somando isto com o fato do crescimento desordenado das cidades, tem-se a necessidade de implantação de passarelas de pedestres sobre rodovias, um fundamental elemento de segurança. Estas passarelas são, normalmente, construídas sem estudos significativos de implantação e de utilização, fazendo com que o dinheiro público seja, muitas vezes, mal aplicado, já que os pedestres – público alvo desta construção – acabam não aproveitando. Este trabalho vem com o intuito de mostrar a importância de um melhor aproveitamento das passarelas, assim como, a segurança por elas proporcionada, diminuindo acidentes de trânsito envolvendo pedestres. Tudo isso, através de um estudo de caso na região de inserção da passarela e de um projeto arquitetônico atrativo à população.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Construção Civil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRodovias - Medidas de segurança-
Palavras-chave: dc.subjectAcidentes de trânsito - Prevenção-
Palavras-chave: dc.subjectPedestres - Projetos de facilidades-
Palavras-chave: dc.subjectRoads - Safety measures-
Palavras-chave: dc.subjectTraffic accidents - Prevention-
Palavras-chave: dc.subjectPedestrian facilities design-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES-
Título: dc.titleAnálise de uma modelagem para passarelas de pedestre sobre rodovias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.