A abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVertuan, Rodolfo Eduardo-
Autor(es): dc.contributorVertuan, Rodolfo Eduardo-
Autor(es): dc.contributorSilva, Heloisa Cristina da-
Autor(es): dc.contributorMerli, Renato Francisco-
Autor(es): dc.creatorSilva, Cristian Rafael Eliseu da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:00:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:00:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23970-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665790-
Descrição: dc.descriptionThe didactic book has become an important didactic tool, especially in what concerns the teaching of Mathematics. Therefore, in this work, we are interested in investigating "What research scenarios, from Skovsmose's perspective, can be related to the mathematical statements of percentage of textbooks". Thus, we aim to analyze how two textbooks, one of the fifth and another of the sixth year, address the content Percentage according to the perspective of Skovsmose learning environments. We have found that books focus on exercise scenarios, although the fifth year book considers many situations with references to semi-reality. We also propose changes in situations of books for the development of research scenarios, more specifically, Mathematical Modeling activities.-
Descrição: dc.descriptionO livro didático tem se constituído importante ferramenta didática, principalmente no que diz respeito ao ensino de Matemática. Por isso, nesse trabalho, nos interessamos em investigar “Quais cenários de investigação, na perspectiva de Skovsmose, podem ser relacionados aos enunciados de questões matemáticas de porcentagem de livros didático”. Desse modo, temos como objetivos analisar a forma como dois livros didáticos, um do quinto e outro do sexto ano, abordam o conteúdo Porcentagem segundo a perspectiva de ambientes de aprendizagem de Skovsmose. Verificamos que os livros privilegiam cenários de exercícios, embora o livro do quinto ano considere muitas situações com referências à semi-realidade. Propomos, ainda, modificações de situações dos livros para o desenvolvimento de cenários de investigação, mais especificamente, de atividades de Modelagem Matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherToledo-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPercentagem-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectModelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectPercentage-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical models-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação-
Título: dc.titleThe content approach percentage in textbooks according to the research scenarios-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.