Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | Domenico, Adriana Sbardelotto Di | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Braian Lucas Camargo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, José Marcos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:00:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:00:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25282 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665745 | - |
Descrição: dc.description | Technology plays an important role in contemporary society, when related as a helping tool, it makes everyday life easier and more complete. Nowadays, Information and Communication Technologies (ICTs) are inserted in the most diverse areas of knowledge, including education. There are authors who emphasize that the use of applications for Smartphones and Tablets, has educational potentialities for several areas, among them is the Teaching of Statistics. However, the use of these technologies requires educators to have in-depth knowledge to use them properly, providing their students with meaningful learning in relation to their objects and objectives for teaching. Therefore, this study aimed to analyze applications with potential for teaching Statistics for Basic Education, raising information on relevant aspects for their use in education such as: technical (documentation, functionality and functional adequacy) and pedagogical (learning, content and interactivity), which could contribute to the teaching of Statistics. Five (5) applications that can be purchased free of charge through the Play Store and with Portuguese language were analyzed. Firstly, a search was made on the Play Store website in search of statistical applications with the inductive word “Teaching Statistics”. After selecting the 5 (five) applications, an individual analysis of each application was carried out according to the aspects mentioned and finally a general synthesis is presented. After the analysis it was found that the applications have educational purposes, however they are not exclusively for education, considering that some aspects were not covered in this analysis and because all 5 applications have functions similar to the statistical calculator that only perform calculations and show the results, without explanatory content or concepts. | - |
Descrição: dc.description | A tecnologia exerce na sociedade contemporânea um papel importante, quando relacionada como ferramenta auxiliadora, torna a vida cotidiana do ser humano mais fácil e completa. Hoje em dia, as Tecnologias de Informação e comunicação (TICs) estão inseridas nas mais diversas áreas do conhecimento, inclusive na área da educação. Existem autores que ressaltam que o uso de aplicativos para smartphones e tablets tem potencialidades educativas para diversas áreas, dentre elas está o ensino de Estatística. No entanto, o uso dessas tecnologias requer do educador conhecimentos aprofundados para utilizá-los de maneira adequada, proporcionando aos seus alunos um aprendizado significativo diante de seus objetivos para o ensino. Sendo assim, este estudo teve por objetivo analisar aplicativos com potencialidades para o ensino de Estatística para Educação Básica, levantado informações sobre aspectos relevantes para a utilização dos mesmo na educação como técnicos (documentação, funcionalidade e adequação funcional) e pedagógicos (aprendizagem, conteúdo e interatividade) que poderiam contribuir no ensino de Estatística. Foram analisados 5 (cinco) aplicativos que podem ser adquiridos gratuitamente pela Play Store e com idioma em português. Primeiramente foi feito uma busca no site da Play Store em busca de aplicativos Estatísticos com a palavra indutora “Ensino de Estatística”. Depois de selecionados os 5 (cinco) aplicativos, foi realizada a análise individual de cada aplicativo de acordo com os aspectos mencionados e por fim é apresentado uma síntese geral. Após a análise verificou-se que os aplicativos tem finalidades educativas, porém não são exclusivamente para a educação, tendo em vista que alguns dos aspectos não foram contemplados nesta análise e devido estes aplicativos possuírem funções semelhante a calculadora estatística, que só fazem cálculos e mostram os resultados, sem conteúdo explicativos ou conceitos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatística - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Statistics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O ensino de estatística e as tecnologias móveis: aplicativos como apoio metodológico ao ensino e aprendizagem | - |
Título: dc.title | Teaching statistics and mobile technologies: applications as methodological support for teaching and learning | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: