Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeis, Denize Terezinha-
Autor(es): dc.contributorNão consta-
Autor(es): dc.contributorNão consta-
Autor(es): dc.contributorNão consta-
Autor(es): dc.creatorMatte, Pricila Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:00:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:00:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23116-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665729-
Descrição: dc.descriptionTrabalho apresentado no I Senpe - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Unioeste - 2015-
Descrição: dc.descriptionO PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa) é um programa do Governo Federal, com auxílio dos Estados e Municípios para a melhoria da educação nas classes de alfabetização do ensino fundamental. Busca-se que, além da alfabetização, os estudantes vivenciem na escola, as práticas sociais de uso da leitura e escrita. Uma das formas de se alcançar a melhoria nessa etapa do ensino é promover uma formação docente na qual ocorram reflexões teórico-práticas sobre como possibilitar alfabetizar letrando. Perseguindo esse propósito surge o PNAIC no ano de 2012. Realizou-se uma pesquisa de campo com docentes da rede municipal de Chopinzinho/PR com o propósito de verificar as percepções dos professores a respeito da formação oferecida, pelo PNAIC, em Língua Portuguesa. Os resultados demonstram que as docentes entrevistadas aprovaram a formação recebida em razão dos conhecimentos novos e os que puderam ser revisados. No entanto, apontam que a referida formação está mais adequada à realidade de alguns contextos escolares no Brasil do que a outros. Pôde-se, perceber, a partir das entrevistas que os conhecimentos sobre como se trabalhar com os gêneros textuais nas classes de alfabetização ainda precisam ser reforçados entre os professores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Letras: Linguagem e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Escrita-
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão na leitura-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Livros e leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectChildren - Writing-
Palavras-chave: dc.subjectReading comprehension-
Palavras-chave: dc.subjectChildren - Books and reading-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titlePacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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