Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tenório, Marcos Mincov | - |
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Edson dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Tenório, Marcos Mincov | - |
Autor(es): dc.contributor | Hotz, Celso | - |
Autor(es): dc.contributor | Sato, Gustavo Yuji | - |
Autor(es): dc.creator | Michels, Anderson Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:00:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:00:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11576 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665722 | - |
Descrição: dc.description | The object of this work is to present a model of an educational software (ES) that may point towards teaching strategies in order to engage and motivate students in educational activities. The development of the model was centered on the creation of a system of activities, focused on the resolution of pedagogical exercises. The referred system concerns a generic scheme of questions and answers about pedagogical content of a given school discipline. In order to understand specific and relevant matters for the development of the work, we approached concepts over human behavior, motivation, engagement, learning, pedagogical mediation, didactics, educational software, gamification, software development and software design. Based on gamification studies and concepts, we applied elements and techniques associated with human engagement and motivation in order to create the ES model. This work resulted on the presentation of a prototype of the gamified system of educational activities. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho consiste na apresentação de um modelo de software educacional (SE) que aponte estratégias didáticas para engajar e motivar alunos na realização de atividades educacionais. O desenvolvimento do modelo centrou-se na criação de um sistema de atividades, direcionado para a resolução de exercícios. O referido sistema diz respeito a um esquema genérico de perguntas e respostas sobre os conteúdos pedagógicos de uma disciplina qualquer. Para o entendimento de questões específicas e relevantes para o desenvolvimento do trabalho, abordou-se conceitos sobre comportamento humano, motivação, engajamento, aprendizagem, mediação pedagógica, didática, software educacional, gamificação, design de software e desenvolvimento de software. Com base nos conceitos e estudos sobre gamificação, aplicou-se, na criação do modelo do SE, elementos e técnicas associadas à motivação e engajamento. O desenvolvimento do trabalho teve como resultado a apresentação de um protótipo do sistema gamificado de atividades educacionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Francisco Beltrao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Informática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software educacional - Jogos para computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem por atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational software - Computer games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Protótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificado | - |
Título: dc.title | Educational Software Prototype for Educational Exercise Resolution in Gamified Environment | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: