Análise da concepção de alfabetização na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRohling, Nívea-
Autor(es): dc.contributorRemenche, Maria de Lourdes Rossi-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorRohling, Nívea-
Autor(es): dc.creatorNunes, Iraci Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:00:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:00:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25164-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665716-
Descrição: dc.descriptionEste estudo apresenta uma análise da concepção de alfabetização na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais, a relação entre alfabetização e letramento e algumas práticas e metodologias para alfabetização, além de uma visão crítica da autora. Discute os conceitos de alfabetização e a forma como é apresentada na BNCC, suas orientações e competências para o processo de Alfabetização nos Anos Iniciais. Apresenta a alfabetização em dois anos e o despertar da alfabetização na criança. Discute como o tema é apresentado na BNCC e o olhar crítico sobre sua forma de apresentação. Traz como resultado da pesquisa o fato de que o professor alfabetizador deve manter-se atualizado, e ter um olhar para além dos processos alfabetizadores presos a uma mesma lógica, que mantém um modelo econômico que se baseia na exploração das pessoas, em manter as desigualdades e, por consequência, na ausência de justiça social.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes do ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectSchool children-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleAnálise da concepção de alfabetização na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.