Educação ambiental e o ensino de ciências: formação do professor crítico-reflexivo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Michelle Budke-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Adriano Hidalgo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:00:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:00:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21851-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665710-
Descrição: dc.descriptionThis work was subject to the Environmental Education and Science Teaching taking into account the importance of teacher training in historical and critical perspective and how it can contribute to environmental education is treated in a critical and reflective way related to political, economic and social. A literature and field research was conducted, a questionnaire containing ten questions related to environmental education theme for twelve science teachers from the final years of elementary school in the city of Goioerê-PR in order to portray as has been given to educational practices of teachers and consider whether the lessons of Environmental Education have provided to overcome the gap between theory and practice, as well as its application in current society. Given the survey we can conclude that most environmental education classes are restricted to the classroom. Few field activities are held, projects and other activities that allow the contextualization of the subject Environmental Education. Rarely this has been developed together with teachers of other subjects, thereby promoting interdisciplinarity.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a Educação Ambiental e o Ensino de Ciências levando em consideração a importância da formação do professor na perspectiva histórico-crítica e como esta pode contribuir para que a Educação Ambiental seja tratada de forma crítica e reflexiva, relacionada aos aspectos políticos, econômicos e sociais. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, aplicado um questionário contendo dez questões referentes à temática Educação Ambiental para doze professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental da cidade de Goioerê–PR com o objetivo de retratar como tem se dado a prática pedagógica dos professores e analisar se as aulas de Educação Ambiental têm propiciado a superação da lacuna existente entre teoria e prática, assim como sua aplicação na sociedade vigente. Diante da pesquisa realizada pode-se concluir que a maioria das aulas de Educação Ambiental está restrita à sala de aula. São realizadas poucas atividades de campo, projetos entre outras atividades que permitam a contextualização da temática Educação Ambiental. Raramente esta tem sido desenvolvida em conjunto com professores de outras disciplinas, promovendo assim a interdisciplinaridade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleEducação ambiental e o ensino de ciências: formação do professor crítico-reflexivo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.