Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Maíra Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:00:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:00:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20762 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665688 | - |
Descrição: dc.description | The theme of the study is to discuss the evaluation in the 1st year of primary education, in the literacy process, in a private school. Taking into account the sociointeractionist conception, part of the knowledge of the different writing hypotheses studied by the researcher Emilia Ferreiro and the reading strategies that the students begin this school phase. Perceiving the different phases and rhythm of the students, it was verified the need for diversified assessments and with specific criteria for each phase. Thus the work outlines the different types of evaluation, giving examples of different activities for each hypothesis studied, emphasizing the writing survey to identify the hypotheses. It presents the results obtained in a class in the year 2017 and also performs a discussion about the classification evaluation in this initial period of reading and writing learning. The work carried out has shown that all children advance in the process of literacy, each in its own rhythm and this must be respected at the time of decision of their school life. | - |
Descrição: dc.description | O tema do trabalho tem por objetivo discutir a avaliação no 1.º ano do Ensino Fundamental, no processo de alfabetização, em uma escola privada. Levando em consideração a concepção sociointeracionista, parte do conhecimento das diferentes hipóteses de escrita estudadas pela pesquisadora Emilia Ferreiro e as estratégias de leitura que os alunos iniciam essa fase escolar. Percebendo as diferentes fases e ritmo dos alunos, verificou-se a necessidade de avaliações diversificadas e com critérios específicos para cada fase. Assim o trabalho delineia os diferentes tipos de avaliação, dando exemplos de atividades diferenciadas para cada hipótese estudada, dando ênfase na sondagem de escrita para identificação das hipóteses.Apresenta os resultados obtidos em uma classe no ano de 2017 e realiza ainda uma discussão sobre a avaliação classificatória neste período inicial de aprendizagem da leitura e escrita. O trabalho realizado verificou-se que todas as crianças avançam no processo de alfabetização, cada uma em seu ritmo e isto deve ser respeitado no momento de decisão de sua vida escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | Avaliação por critérios no 1.º ano do ensino fundamental: respeitando as hipóteses de escrita e leitura dos alunos | - |
Título: dc.title | Evaluation by criteria in the 1st year of elementary school: respecting the students’ writing and reading hypotheses | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná ROCA |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: