Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.creator | Bozzo, Gabriela Cristina Borborema | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:00:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:00:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25161 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665687 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa, de cunho qualitativo, buscou discutir sobre a abstração no ensino de dissertação argumentativa em contexto pré-vestibular. Esse gênero, composto por proposição, argumentação e conclusão constantemente é encarado apenas como tipo textual nas escolas, as quais se esquecem de aprofundar questões como contextualização e imersão no gênero textual, discussão profunda dos temas propostos, temas autorais e atuais e construção textual conjunta em sala de aula. Os objetivos do estudo foram, portanto,: (1) caracterizar o texto dissertativo-argumentativo enquanto gênero discursivo; (2) refletir sobre o ensino desse gênero como tipo textual na escola; (3) compreender a abstração que envolve o ensino de redação em cursinhos pré-vestibular; (4) propor uma metodologia de ensino de dissertação argumentativa que solucione os problemas elencados. A pesquisa teve aparato teórico baseado em (1) textos apresentados na disciplina ofertada por sua orientadora no curso de Especialização em questão; (2) sua experiência docente e leitora; e (3) bibliografia da disciplina optativa do curso de Letras da UNESP de Araraquara ofertada por Marina Célia Mendonça no ano de 2015 intitulada “Práticas de Escrita na Escola: Contribuições da Linguística”. Os resultados pautaram-se na (1) rica discussão e problematização do ensino de dissertação argumentativa em contexto pré-vestibular; (2) a discussão desse texto como gênero textual/discursivo, contrariando o que se dá geralmente em contextos pré-vestibulares; (3) a problematização do ensino de tipologia textual no contexto pré-vestibular, que consiste numa abordagem reducionista do texto dissertativo-argumentativo; (4) a discussão e problematização da abstração que abarca o ensino desse gênero (como tipo textual) em contexto pré-vestibular; (5) e, por fim, a proposição de uma metodologia que pretende ser um passo inicial do ensino de dissertação argumentativa como gênero discursivo em contexto pré-vestibular. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textos - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textos - Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texts - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texts - Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | O problema do ensino de dissertação argumentativa em contexto pré-vestibular: proposição de uma metodologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: