A ciência lúdica no ensino médio: construção de saberes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBocardi, Juliane Maria Bergamin-
Autor(es): dc.contributorBocardi, Juliane Maria Bergamin-
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Elias Lira dos-
Autor(es): dc.contributorHeep, Graciela Leila-
Autor(es): dc.creatorCarracedo, Ana Maria Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:00:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:00:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25915-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665684-
Descrição: dc.descriptionThe panorama of studies on science teaching highlights emerging issues about teaching practices applied at the level of education. Furthermore, even though the importance of teaching Science since the beginning of Basic Education is admitted, it still faces a residual and restricted space in which concepts are only disseminated and students remain in the position of interlocutors and not participants in this process, given that the school practices have been presented, mainly, with prominence in the expository classes, with diminished participation of the students in their learning process. Linked to this, some researches have been developed with the scope of subsidizing the constitution of pedagogical practices based on playfulness as a tool that facilitates learning and scientific concepts. Therefore, the present work, of a theoretical nature, aimed to contemplate ludic activities in science teaching, as well as its results, making it possible to contribute to the resizing of the teacher's actions and attitudes based on the possibilities of ludic intervention in their practice and the effects that these activities produce. The analysis of the use of playfulness in the classroom made it possible to conclude that this tool, when carefully planned and developed, may represent a fundamental component of the teaching process that favors the learning of students in an enriching way.-
Descrição: dc.descriptionO panorama de estudos sobre o ensino de Ciências evidencia questões emergentes sobre as práticas docentes aplicadas no nível de ensino. Outrossim, ainda que seja admitida a importância de ensinar Ciências desde o início da Educação Básica, ainda se depara com um espaço residual e restrito no qual é apenas disseminado os conceitos e os alunos permanecem na posição de interlocutores e não partícipes. Atrelado a isso, algumas pesquisas têm se desenvolvido com o escopo de subsidiar a constituição de práticas pedagógicas pautadas na ludicidade enquanto uma ferramenta facilitadora da aprendizagem e dos conceitos científicos. Portanto, o presente trabalho, de cunho teórico, objetivou apresentar as contribuições do lúdico dentro da sala de aula a partir de experiências já vivenciadas pelos docentes. A análise do uso do lúdico dentro da sala de aula possibilitou concluir que essa ferramenta, quando planejada e desenvolvida de modo criterioso, poderá representar um componente fundamental do processo de ensino que favorece a aprendizagem dos educandos de forma enriquecedora.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades criativas na sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCreative activities and seat work-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleA ciência lúdica no ensino médio: construção de saberes-
Título: dc.titleThe playful science in high school: construction of knowledge-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.