Ferramentas para investigação de passivo ambiental em postos de combustívies

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Autor(es): dc.contributorMariano, Gabriel Cassemiro-
Autor(es): dc.contributorCembranel, Adir Silvério-
Autor(es): dc.contributorMariano, Gabriel Cassemiro-
Autor(es): dc.contributorVielmo, Hernan-
Autor(es): dc.contributorCembranel, Adir Silvério-
Autor(es): dc.creatorBerté, Vanessa Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:00:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:00:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11431-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665666-
Descrição: dc.descriptionWhen spilled underground, fossil fuels can cause major environmental impacts. The main toxic constituents of petroleum hydrocarbon fuels are the BTEX (benzene, toluene, ethylbenzene and xylene), PAH's (polycyclic aromatic hydrocarbons), and their volatilized portion are VOC’s (volatile organic compounds). These compounds are known for their mobility and persistence in the environment and can transfer contaminants to soil and groundwater. The UST’s (Underground Storage Tanks) and distribution lines are the main sources of leaking. The enterprises that have an UST are subject to environmental licensing according to the Federal Resolution CONAMA 273/2000, a document that requires an environmental liability evaluation, which uses a series of technical procedures and tools for data collection and treatment. The engineering tools used by the responsible engineer are spreadsheets for field data collection, legislation, software and the final report, which presents the results and the technical considerations. For practical and theoretical approach seeking to involve the largest number of tools used by the engineer, were carried out field visits in several projects and a conceptual model of a gas station was elaborated. Approaches were made to environmental legislation, concepts on the creation of a field worksheet, technical and computational design software, manual and computational treatment for VOC’s pens. The manual treatment proved to be more efficient because it represents the reality found in the field, since the statistical treatments by making an approximation of the data carry statistical errors that interfere in the presentation of the results.-
Descrição: dc.descriptionQuando derramados em meio subterrâneo, os combustíveis fósseis podem causar grandes impactos ambientais. Os principais constituintes tóxicos dos combustíveis derivados de hidrocarboneto de petróleo são BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno), HPA’s, (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos) e sua porção volatilizada os COV’s (compostos orgânicos voláteis). Estes compostos possuem mobilidade e persistência no meio ambiente podendo transferir os contaminantes para o solo e as águas subterrâneas. Os SASC (Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis) e linhas de distribuição são as principais fontes de aporte dessas substâncias no meio ambiente, isso ocorre quando se tem vazamentos. Os empreendimentos que possuem SASC estão sujeitos ao licenciamento ambiental segundo a resolução Conama 273/2000, documento que exige o estudo de investigação de passivo ambiental, o qual utiliza uma série de procedimentos técnicos e ferramentas para coleta e tratamento de dados. As ferramentas de engenharia utilizadas pelo engenheiro responsável são planilhas para coleta de dados em campo, legislações, softwares e relatório com apresentação de dados e parecer técnico. Para abordagem prática e teórica buscando envolver o maior número de ferramentas utilizadas por engenheiro foram realizadas visitas de campo em diversos empreendimentos e elaborado um modelo conceitual de um posto de combustível. Foram realizadas abordagens sobre a legislação ambiental, conceitos sobre a criação de uma planilha de campo, software de desenho técnico e computacional, tratamento manual e computacional para as plumas de COV’s. O tratamento manual mostrou-se mais eficiente por representar a realidade encontrada em campo, já os tratamentos estatísticos por fazerem uma aproximação dos dados carregam erros estatísticos que interferem na apresentação dos resultados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherFrancisco Beltrao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Ambiental-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectImpacto ambiental - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectPostos de gasolina-
Palavras-chave: dc.subjectCompostos orgânicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental impact analysis-
Palavras-chave: dc.subjectService stations-
Palavras-chave: dc.subjectOrganic compounds-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS-
Título: dc.titleFerramentas para investigação de passivo ambiental em postos de combustívies-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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