Monitoria: um novo olhar para o ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.contributorSantos, Denise Juci Fontana dos-
Autor(es): dc.contributorMarchesan, Aline Ariana Alcântara Anacleto-
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.contributorDessbesel, Renata da Silva-
Autor(es): dc.creatorBertan, Fernanda Aparecida Brocco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:00:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:00:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11065-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665621-
Descrição: dc.descriptionThe present work had as thematic applied monitoring in science education. Monitoring is a way to awake the interest of students to the content covered in Science discipline, and deepen and try to resolve the difficulties of the students regarding the class worked on content. With the objective of complementing the teaching action, proposing new forms of assistance to the students, as well as propose new teaching methodologies. In data collection, the following strategies were used: participant observation, voice recordings and questionnaires. Data analysis was done by content analysis and meaningful speech. Monitoring sought the understanding of science content through methodologies and differentiated teaching strategies, thus making them more attractive and motivating content, which could be observed by analyzing the data, that monitoring and the use of recreational objects, increased interest and assimilation of content making it more understandable and facilitating the teaching-learning process.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como temática a monitoria aplicada no Ensino de Ciências. A monitoria é uma forma de despertar o interesse dos alunos para os conteúdos abordados na disciplina de Ciências, além de aprofundar e tentar solucionar as dificuldades dos alunos referentes aos conteúdos trabalhados em aula. Tendo como objetivo a complementação da ação docente, propondo novas formas de acompanhamento aos alunos, assim como propor novas metodologias de ensino. Na coleta dos dados, foram utilizadas as seguintes estratégias: observação participante, gravações de voz e questionários. A análise dos dados foi feita mediante a Análise de Conteúdo e falas significativas. A monitoria buscou a compreensão dos conteúdos de Ciências por meio de metodologias e estratégias de ensino diferenciadas, tornando assim os conteúdos mais atrativos e motivadores, do qual foi possível observar através da análise dos dados, que a monitoria por meio da utilização dos objetos lúdicos, aumentaram o interesse e a compreensão dos conteúdos tornando-os mais interessantes e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiências (Elementar) - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching (Elementary)-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleMonitoria: um novo olhar para o ensino de ciências-
Título: dc.titleMonitoring: a new look at the science teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.