Análise de contenções flexíveis atirantadas: estudo de caso: metrô de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorPuppi, Rogério Francisco Küster-
Autor(es): dc.creatorBenedini, Lucas Balieiro-
Autor(es): dc.creatorOtani, Rafaella Zimmermann-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:59:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:59:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8394-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665556-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents an analysis of security and stability of flexible retaining systems through the case study of the deployment of the subway at Curitiba. Grounded in a strong theoretical framework on soil mechanics and geotechnical information on Formation Guabirotuba, main geological base soil of Curitiba, the study provides an evaluation of the retaining structure foreseen in the pre-project presented by the Institute for Research and Urban Planning of Curitiba to companies applying to the bidding process for the realization of the design and subsequent building of this mean of transportation. With prior knowledge of the specific soil characteristics of the region where the subway will be deployed a simulation was held of the stages of excavation that will be part of the construction process known as cut and cover and through the calculation made by the analysis of finite element methods with software was obtained result satisfactory to determine the validity of previously established parameters to select the retaining system method.-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho apresenta uma análise de segurança e estabilidade de contenções flexíveis através do estudo de caso da implantação do metrô em Curitiba. Embasado em um forte referencial teórico sobre mecânica dos solos e com informações geotécnicas sobre a Formação Guabirotuba, principal base geológica do solo de Curitiba, o estudo mostra uma avaliação da estrutura de contenção prevista no pré-projeto apresentado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba às empresas candidatas ao processo de licitação para realização do projeto e posterior construção deste meio de transporte. Com o conhecimento prévio das características específicas do solo da região onde será implantado o metrô realizou-se uma simulação das etapas de escavação que farão parte do processo construtivo conhecido como cut and cover ou escavação à céu aberto e através do cálculo feito pela análise dos métodos de elementos finitos com os softwares utilizados, obteve-se resultados satisfatórios para determinação da validade dos parâmetros previamente estabelecidos para escolha das paredes atirantadas como método de contenção.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Construção Civil-
Palavras-chave: dc.subjectMetrô - Cutitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectMecânica do solo-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução subterrânea-
Palavras-chave: dc.subjectSubways - Cutitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectSoil mechanics-
Palavras-chave: dc.subjectUnderground construction-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção Civil-
Título: dc.titleAnálise de contenções flexíveis atirantadas: estudo de caso: metrô de Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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