Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Michelle Budke | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Michelle Budke | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.creator | Adamante, Djonathan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:59:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:59:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21678 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665507 | - |
Descrição: dc.description | One can consider the school as an ideal location for the development of Promotion and Health Education programs because it has broad reach and impact, exerting great influence on the formative stages of individuals. The overall objective of this research was guided in studying the relationships established by the health promotion program in schools with educational actions focused on science education, supported by the data obtained through semi-structured questionnaires completed by educators who work with elementary school early years ( 1st to 5th grade) in the Municipality of schools of São Miguel do Iguaçu - PR. As observed considerations, it was concluded that the program's actions occur in schools and teachers mostly have knowledge and appropriate those actions developed by the PSF for everyday activities. Also, you can indicate the health care professionals who work in schools as well as from educators vision can identify flaws and possible improvements in the project as an example the most cited: lack of continuity and frequency of actions, lack of most effective professionals, lack of integration with the community. Despite the reported hardships, it is understood that the health program at school is of fundamental importance in everyday school life, moreover, it is critical to improving the quality of life of the individuals involved, which has repercussions on improving the quality of life for society as a general. | - |
Descrição: dc.description | Pode-se considerar a escola como um local ideal para o desenvolvimento de programas da Promoção e Educação em Saúde, pois possui amplo alcance e repercussão, exercendo grande influência sobre as etapas formativas dos indivíduos. O objetivo geral desta pesquisa foi pautado em estudar as relações estabelecidas pelo programa de promoção da saúde na escola com as ações pedagógicas voltadas para o ensino de ciências, embasadas por dados obtidos através de questionários semiestruturados respondidos por educadores que trabalham com Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano), em escolas do Município de São Miguel do Iguaçu - PR. Conforme as considerações observadas, concluiu-se que as ações do programa ocorrem nas escolas e os professores em sua maioria tem conhecimentos e se apropriam dessas ações desenvolvidas pelo PSF para as atividades cotidianas. Ainda, é possível indicar os profissionais da área da saúde que atuam nas escolas, bem como a partir da visão dos educadores podese identificar falhas e possíveis melhorias no projeto como exemplo as mais citadas: falta de continuidade e periodicidade das ações, falta de maior efetivo de profissionais, falta de integração com a comunidade. Apesar das adversidades relatadas, compreende-se que o programa de saúde na escola tem fundamental importância no cotidiano escolar, além disso, é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos envolvidos, que repercute na melhoria da qualidade de vida para a sociedade em geral. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sanitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of life | - |
Palavras-chave: dc.subject | School children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Atividades do programa saúde na escola relacionadas ao ensino de ciências no município de São Miguel do Iguaçu - PR | - |
Título: dc.title | Health program activities at school-related science education in São Miguel do Iguaçu - PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: