Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Polese, Edna da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarini, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Aline Pontes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:59:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:59:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18903 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665464 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho visa contribuir para o desenvolvimento da prática e ampliação do letramento em sala de aula. Através de uma sequência didática baseada no gênero discursivo fábula procurou-se oferecer instrumentos para que os alunos consigam participar do mundo letrado de maneira consciente e independente, sabendo adequar o seu discurso ao objetivo comunicativo proposto. Seguindo esta ideia, saber ler e escrever não se resume a reconhecer as letras e as regras gramaticais, mas produzir sentidos em uma determinada situação sócio-discursiva. Ao final da sequência, verificou-se que o aluno, ao entender este processo participativo, aprende que o texto é constituído a partir de um processo de escrita/leitura/reescrita e o resultado desta relação com a linguagem fará com que sua autonomia e desenvolvimento sejam alcançados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fábulas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fables | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | O uso de fábulas no ensino fundamental para o desenvolvimento das competências leitora e escritora | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: