Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pricinotto, Gustavo | - |
Autor(es): dc.contributor | Polizel, Alexandre Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Pricinotto, Gustavo | - |
Autor(es): dc.contributor | Polizel, Alexandre Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Marciniuk, Letícia Ledo | - |
Autor(es): dc.contributor | Crespan, Estela dos Reis | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Jéssica Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:59:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:59:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23812 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665459 | - |
Descrição: dc.description | We are currently moving along paths that insist on distancing women mothers from their professional environments. For this reason, the present work aims to analyze and systematize the process of normatization of marginalization and exclusion of a woman, mother and researcher of the Federal Technological University of Paraná, as well as the resistance processes performed by it. The choice of the theme arose from a question, what are the spaces of a mother being professional, academic or home, how these mothers are seen by society and what elements that strengthen or weaken the mother-teacher. Data collection was performed through an individual semi-structured online questionnaire, with open questions, involving questions related to gender and ethnicity. The main authors that guide the development of our research are: Biroli (2011), Lima (1996-1997), Sodré (1999), Latour and Woolgar (1997) among others. The results indicate that there is a strong discourse rearticulates the non-researching mother-woman, making her uniquely “housewife” and even though she is strong and going through several obstacles to stay in the profession, she is still minority in these spaces. | - |
Descrição: dc.description | Atualmente transladamos por percursos que insistem em distanciar mulheres mães de seus ambientes profissionais. Por este motivo, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar e sistematizar o processo de normatização da marginalização e exclusão de uma mulher, mãe e pesquisadora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, assim como os processos de resistência executados pela mesma. A escolha do tema surgiu a partir de um questionamento, de quais são os espaços de uma mãe sendo profissional, acadêmica ou do lar, como estas mães são vista pela sociedade e quais os elementos que fortalecem ou enfraquecem o ser mãe-professora. A coleta de dados foi realizada através de um questionário online semiestruturado individual, com questões abertas, envolvendo questões referentes a gênero e etnia. Os principais autores que norteiam o desenvolvimento da nossa pesquisa são: Biroli (2011), Lima (1996-1997), Sodré (1999), Latour e Woolgar (1997) entre outros. Os resultados indicam que existe um forte discurso rearticula a mulher-mãe a não ser pesquisadora, tornando-a única e exclusivamente “dona do lar” e mesmo ela sendo forte e passando por diversos obstáculos para manter-se na profissão, ainda assim ela é minoria nestes espaços. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Química | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mães que trabalham fora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professoras universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Working mothers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women college teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Ser mulher-mãe-pesquisadora: quais os processos de resistência enfrentados por uma professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Título: dc.title | Being a woman-mother-researcher: what are the resistance processes faced by a professor at the Federal Technological University of Paraná? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: