O desenvolvimento cognitivo na educação infantil por meio do lúdico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.creatorNicolau, Vânia Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:59:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:59:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21170-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665444-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the cognitive development in children’s education through play. In children’s education, teachers approach various methodologies in the classroom for the cognitive advancement of learners, aiming to develop the best possible way to the teaching / learning process. Since play and play have always been a part of children’s lives, play activities are a great contribution to student progress, in which they learn in a pleasurable and natural way, gain experience and internalize external facts. With the significant role played by children’s education in children’s education, their practice is increasingly inserted in the educational units to contribute to and assist in the teaching / learning of the students. As a result, this research sought to analyze the teachers’ conception about the relevance of the use of playfulness as a didactic resource and teaching strategy for the cognitive development of students in early childhood education, checking with the teachers of early childhood education of a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) of the Municipality of Umuarama – Paraná on the use of teaching / learning practice through play activities. Based on the methodology used, it was possible to identify the teachers’ conception regarding their understanding of playfulness and to emphasize the importance of this as a basis for early childhood education. Teachers acknowledge that playing favors the development of children, and they do not find it difficult to work using games as well as, it favors the inclusion of children with special needs. The teachers choose the games and toys that they will use thinking about the contents. In the design of the same the playful can be worked in any age group.-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho teve como temática o desenvolvimento cognitivo na educação infantil através do lúdico. Na educação infantil os professores abordam várias metodologias em sala de aula para o avanço cognitivo dos educandos, tendo como objetivo o desenvolvimento da melhor maneira possível ao processo de ensino/aprendizagem. Tendo em vista que as brincadeiras e jogos sempre fizeram parte da vida das crianças, as atividades lúdicas são de grande contribuição para o progresso dos alunos, no qual eles aprendem de maneira prazerosa e natural, adquirem experiência e internalizam fatos externos. Com a significativa atuação do lúdico na educação infantil para o desenvolvimento das crianças, sua prática está cada vez mais inserida nas unidades educacionais para contribuir e auxiliar no ensino/aprendizagem dos alunos. Em virtude disso, essa pesquisa buscou analisar a concepção dos professores sobre a relevância do uso da ludicidade como recurso didático e estratégia de ensino para o desenvolvimento cognitivo dos alunos na educação infantil, verificando com os professores de educação infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do Município de Umuarama – Paraná sobre a utilização da prática de ensino/aprendizagem através das atividades lúdicas. A partir da metodologia utilizada foi possível identificar qual a concepção dos professores quanto à compreensão dos mesmos sobre a ludicidade e salientar sobre a importância da mesma como base à educação infantil. As professoras reconhecem que o brincar favorece o desenvolvimento das crianças, e não encontram dificuldade de trabalhar utilizando brincadeiras assim como, favorece a inclusão das crianças portadoras de necessidades especiais. As professoras escolhem as brincadeiras e brinquedos que vão utilizar pensando nos conteúdos. Na concepção das mesmas o lúdico pode ser trabalhado em qualquer faixa etária.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBrinquedotecas-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectToy lending libraries-
Palavras-chave: dc.subjectCognitive learning-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleO desenvolvimento cognitivo na educação infantil por meio do lúdico-
Título: dc.titleCognitive development in early childhood education through playfulness-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.