Ícones Urbanos: tecnologia e propaganda na transformação da identidade e orgulho urbanos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Maclovia Corrêa-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0003-4506-1985-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4788942963485328-
Autor(es): dc.contributor.-
Autor(es): dc.contributor.-
Autor(es): dc.contributor.-
Autor(es): dc.contributor.-
Autor(es): dc.contributor.-
Autor(es): dc.contributor.-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Beatriz Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:59:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:59:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued5000-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2006-12-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27126-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665427-
Descrição: dc.descriptionThe current investigation uses the qualitative search method, essentially bibliographic and field experiences. Deals with the forms to interfere with the cities, since that the Humankind developed technological processes and established in organized societies. Our mainly interest is on the symbolic object, in the space concept, and what it can be understood as chosen place. The technique for urban planning, the punctual interventions, the real estate enterprises, all these takes part of the urban construction and the variety of instruments creating new meanings for its population. The association between technology and the city provokes people to formulate utopias, which multiply themselves with the industry, speculation and fantasy. The object-symbol alludes to reflection of paradise and the search of a place with meaning. The sensation of identity and urban pride grows in this environment, interconnecting the real city and the imagined city. The concept of social identity is present to spread the sense of integration, leading planners to find out inspiration in the ancestral icons and nature, creating historical interconnections. Museum Oscar Niemeyer, Guggenheim Museum, Historical Centers of Santa Clara and São Paulo, Puerto Madero and Avenida Revolución are interventions that breaks the monotony, appeal the curiosity, generate discussions and promote transformations in the dynamic of the place. The technology in architectural objects is transformed into icons unlocking human movements that will redefine the concept of urban identity and pride.-
Descrição: dc.descriptionA presente investigação utiliza o método qualitativo de pesquisa, essencialmente bibliográfica e vivência de campo. Trata das formas de interferir nas cidades, desde que a Humanidade desenvolveu processos tecnológicos e se estabeleceu em sociedades organizadas. Nosso interesse se prende ao objeto simbólico, aos conceitos de espaço, e o que pode ser entendido como lugar eleito. A técnica do planejamento urbano, das intervenções pontuais, dos empreendimentos imobiliários vem fazendo parte da construção da urbe e da gama de instrumentos, criando novos significados para seus habitantes. As interconexões entre a tecnologia e a cidade, induzem as pessoas a formular utopias, que se multiplicam com a indústria e a fantasia. O objeto e o símbolo remetem à nostalgia do paraíso e à busca de um lugar com significado. Crescem nesse ambiente as sensações de identidade e orgulho urbano, entrelaçando a cidade real e a cidade imaginada. O conceito de identidade social se infiltra para disseminar o sentido de pertencimento, levando interventores a buscar inspiração nos ícones ancestrais e na natureza, fazendo interconexões históricas. Museu Oscar Niemeyer, Museu Guggenheim, Centros Históricos de Santa Clara e de São Paulo, Puerto Madero e Avenida Revolución são intervenções que rompem com a monotonia, despertam curiosidade, geram discussões e promovem transformações na dinâmica do lugar. Os objetos arquitetônicos revestidos em sua tecnologia se transformam em ícones, desencadeando movimentos humanos que redefinem os conceitos de identidade e orgulho urbanos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade social-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia urbana-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura e sociedade-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectCity planning-
Palavras-chave: dc.subjectGroup identity-
Palavras-chave: dc.subjectUrban anthropology-
Palavras-chave: dc.subjectArchitecture and society-
Palavras-chave: dc.subjectArchitecture and technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectSociais e Humanidades-
Título: dc.titleÍcones Urbanos: tecnologia e propaganda na transformação da identidade e orgulho urbanos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.