Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Amábilis de Jesus da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Amábilis de Jesus da | - |
Autor(es): dc.contributor | Scheffler, Ismael | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Ivone Terezinha de | - |
Autor(es): dc.creator | Scoton, Juliane Brito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:59:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:59:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17188 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665370 | - |
Descrição: dc.description | This article aims to present and discuss the possible usage of typography within the theatrical set design. Its development is traced by research on the history of typography, its use and its relationship with the arts, so that its function can be understood. Then, typography is studied in the theatrical context, where the word is more commonly spoken than written; and, finally, we propose a case-study of the play Amorfo, in which the aforementioned use of typography is explored, showing that its presence on scenery can help contextualize the narrative, the interpretation of the work, and that it interacts directly with the play. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir os possíveis usos da tipografia no âmbito da cenografia teatral. Seu desenvolvimento é traçado por uma pesquisa bibliográfica sobre a história da tipografia, seus usos e sua relação com as artes, para que seja possível compreender sua função; em seguida, é estudada a tipografia no contexto teatral, em que a palavra é mais comumente falada do que escrita; e, por fim, é proposto o estudo de caso da montagem Amorfo, no qual este uso é explorado, comprovando que a presença da tipografia na cenografia pode auxiliar na contextualização da narrativa, na interpretação da obra e que interfere diretamente na dramaturgia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Cenografia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto gráfico (Tipografia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatros - Cenografia e cenários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática tipográfica - Layout | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graphic design (Typography) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theaters - Stage-setting and scenery | - |
Palavras-chave: dc.subject | Printing, Practical - Layout | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | A tipografia como elemento cenográfico | - |
Título: dc.title | Typography as a scenic element | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: