Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Patrícia Fernanda da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Patrícia Fernanda da | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Flávia Sucheck Mateus da | - |
Autor(es): dc.contributor | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | - |
Autor(es): dc.creator | Nisemblat, Mariana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:59:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:59:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19632 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665359 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this paper is to demonstrate how is possible working with the information abundance dispersed on the web with high school students during the learning process of the Portuguese Language while contributing to organize the profuse information flow. To illustrate a specific example of practicing is analyzed the potentialities of the Wakelet platform, wich offers a multimodal object filtering support that can develop special skills in the digital culture. For this study, a qualitative bibliographic review (BR) was performed encompassing the Curation of a Digital Content in the education area and others knowledge fields too, in order to answer the guiding question of this research. With the accomplishment of this BR was possible to verify that by bringing different media formats in the same place was feasible to deepen the understanding of some subjects proposed by the teacher, as also the development of criticality and the recognition of authorial importance. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho pretende demonstrar como é possível trabalhar com a abundância de informações dispersas na web, com os estudantes do Ensino Médio, na aprendizagem da Língua Portuguesa,ao mesmo tempo em que contribui para organizar o profuso fluxo informacional existente. Para ilustrar um exemplo específico de prática, analisam-se as potencialidades da plataforma Wakelet, que oferece um serviço de apoio à filtragem de objetos multimodais, que pode desenvolver habilidades específicas ao se trabalhar com a cultura digital. Para este estudo foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica(RB),de abordagem qualitativa,englobando a Curadoria de Conteúdo Digital, dentro e fora da área da educação, para responder à questão norteadora. Com a realização desta RB foi possível constatar que ao reunir diferentes formatos de mídias em um mesmo local obtém-se um aprofundamento do entendimento sobre a temática proposta pelo professor, o desenvolvimento da criticidade e o reconhecimento da importância autoral. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curadoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curadoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A Curadoria de conteúdo como competência digital na língua portuguesa | - |
Título: dc.title | Content curation as a digital competence in the portuguese language | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: