Proposta pedagógica sobre higiene e segurança alimentar, como fator de prevenção às DTAs (doenças transmitidas por alimentos e água contaminados)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
Autor(es): dc.creatorSantos, Erika Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:59:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:59:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22102-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665351-
Descrição: dc.descriptionMany diseases are transmitted by food contaminated with microorganisms such as bacteria and viruses (DTAs) and can manifest themselves in an aggressive way to human health. Knowledge of hygiene and food safety is needed to raise awareness of public health problems and can be worked in and out of school. The objective of this work was to present a bibliographical survey (theoretical basis) on food safety and hygiene and the development of a pedagogical proposal (ludic activity) with basic education students. The theoretical basis was made through a bibliographical survey, with consultations in articles, academic papers and other scientific sources. The ludic activity was developed in the form of a board, covering investigative questions, concepts and practices of food safety. Before the development of the activity with students, a pre-test (form) was applied to evaluate the previous knowledge. After the activity was carried out, the perceptions and acquired knowledge were verified through a post-test. The school, TV and internet are the main sources of knowledge on the subject. The pedagogical proposal stimulated students' interest in the subject, and for more than 40% of the students the activity was stimulating in the teaching-learning process and for 60% the proposal met expectations. In addition, it was verified that the students assimilated considerable knowledge after the pedagogical proposal, improving the information about the care that must be taken in the handling and preparation of food, which are microorganisms may be pathogenic in unfavorable conditions of food hygiene, among others. The proposal developed contributed to the formation of conscious citizens and disseminators of information important to human health.-
Descrição: dc.descriptionMuitas doenças são transmitidas por alimentos contaminados por micro-organismos como bactérias e vírus (DTAs) e podem se manifestar de maneira agressiva à saúde humana. Os conhecimentos de higiene e segurança alimentar são necessários para a conscientização das pessoas sobre os problemas de saúde pública e podem ser trabalhados na escola e fora desta. O objetivo do trabalho consistiu de um levantamento bibliográfico (fundamentação teórica) sobre a temática higiene e segurança alimentar e do desenvolvimento de uma proposta pedagógica (atividade lúdica) com alunos do ensino fundamental. A fundamentação teórica foi realizada mediante levantamento bibliográfico, com consultas em artigos, trabalhos acadêmicos e outras fontes científicas. A atividade lúdica foi desenvolvida na forma de tabuleiro, abrangendo questões investigativas, conceitos e práticas de segurança alimentar. Antes do desenvolvimento da atividade com alunos foi aplicado um pré-teste (formulário) para avaliação dos conhecimentos prévios. Após a realização da atividade, verificou-se através de um pós-teste as percepções e conhecimentos adquiridos. A escola, a TV e internet são as principais fontes de conhecimento sobre a temática. A proposta pedagógica despertou o interesse dos alunos pelo assunto, sendo que, para mais de 40% dos alunos a atividade foi estimulante no processo de ensino-aprendizagem e para 60% a proposta atendeu as expectativas. Além disso, verificou-se que os alunos assimilaram conhecimentos consideráveis após a realização da proposta pedagógica, aprimorando as informações acerca dos cuidados que devem ser tomados no manuseio e preparo de alimentos, quais micro-organismos podem ser patogênicos em condições desfavoráveis de higiene alimentar, entre outras. A proposta desenvolvida contribuiu para a formação de cidadãos conscientes e disseminadores de informações importantes à saúde humana.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde pública-
Palavras-chave: dc.subjectMicro-organismos-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectPublic health-
Palavras-chave: dc.subjectMicroorganisms-
Palavras-chave: dc.subjectSchools-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleProposta pedagógica sobre higiene e segurança alimentar, como fator de prevenção às DTAs (doenças transmitidas por alimentos e água contaminados)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.