Poluição das águas: sequência didática contextualizando concentração das soluções

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCursino, Ana Cristina Trindade-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-9129-8740-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8896754706997823-
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-0757-1212-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6649431883158734-
Autor(es): dc.contributorCursino, Ana Cristina Trindade-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-9129-8740-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8896754706997823-
Autor(es): dc.contributorFlores, Éder Lisandro de Moraes-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-2017-6316-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1947122730060457-
Autor(es): dc.contributorBenedicto, Erik Ceschini Panighel-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-4261-1822-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1423400479825229-
Autor(es): dc.creatorOliva, Alexandra Dornelles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:59:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:59:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26209-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665326-
Descrição: dc.descriptionIn view of the difficulties in understanding the content of concentration of solutions, in order to assist in the process of teaching learning of this content, this dissertation aimed to develop a didactic sequence (SD) through the EAR process (Elaboration, Application and Re-elaboration), presenting the results of a qualitative research developed with thirty-nine high school students from Foz do Iguaçu, state of Paraná, with the objective of elaborating a didactic sequence as an educational product, addressing the content of concentration of solutions with the theme: Pollution of Waters (This needs to stop, don't you agree?). The didactic sequence lasted eight classes of fifty minutes divided into six stages: identifying the students' previous conceptions; reading texts and videos on the proposed theme; units of measurement of mass and volume; preparation and dilution of solutions with experiments; production of comics / comic strips and a post-test “Show what you've learned”. In the stages, pedagogical and epistemological relations of the content contextualization process and construction of scientific meanings were characterized. The results were analyzed using the Textual Discursive Analysis (DTA) method. In view of the activities carried out by the students, it was possible to perceive the advances achieved with this teaching strategy, demonstrating the acquisition of new chemical knowledge manifested during the performance of the experiments, preparation of the practice report, and responses to the questionnaires.-
Descrição: dc.descriptionDiante das dificuldades de compreensão do conteúdo de concentração das soluções, com o intuito de auxiliar no processo de ensino aprendizagem deste conteúdo, esta dissertação teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática (SD) pelo processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração), apresentando os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com trinta e nove discentes do ensino médio de Foz do Iguaçu, estado do Paraná, com o objetivo de elaborar uma sequência didática como produto educacional, abordando o conteúdo de concentração das soluções com o tema: Poluição das Águas (Isso precisa parar, você não concorda?). A sequência didática, teve duração de oito aulas de cinquenta minutos dividida em seis etapas: identificando as concepções prévias dos discentes; leitura de textos e vídeos sobre o tema proposto; unidades de medida de massa e volume; preparo e diluição de soluções com experimentos; produção de histórias em quadrinhos/tirinhas e um pós-teste “Mostre o que você aprendeu”. Nas etapas foram caracterizadas relações pedagógicas e epistemológicas do processo de contextualização do conteúdo e construção dos significados científicos. Os resultados foram analisados pelo método de Análise Textual Discursiva (ATD). Diante das atividades realizadas pelos discentes, foi possível perceber os avanços alcançados com esta estratégia de ensino, demonstrados a aquisição de novos conhecimentos químicos manifestados durante a realização dos experimentos, elaboração do relatório da prática, e respostas aos questionários.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherQuímica em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectÁgua - Poluição-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica da água-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectWater - Pollution-
Palavras-chave: dc.subjectWater chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titlePoluição das águas: sequência didática contextualizando concentração das soluções-
Título: dc.titleWater pollution: didactic sequence contextualizing solution concentration-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.