Estudo das figuras de Chladni como proposta de experimento para o ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamargo Filho, Paulo Sérgio de-
Autor(es): dc.contributorCamargo Filho, Paulo Sérgio de-
Autor(es): dc.contributorRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
Autor(es): dc.contributorGoya, Alcides-
Autor(es): dc.creatorSantos, Robert Simão dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:59:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:59:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20316-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665304-
Descrição: dc.descriptionThis work, presented in the form of a teaching project, is a study carried out based on the experimental findings on the vibrations of plates of the physicist Chladni. The work of this author consisted in analyzing the vibrational behavior of the sand arranged on a flat surface, that moved to the sound of the handling of a bow of violin. Faced with this, formed by the nodal lines, appeared figures, denominated by other researchers like "Figures of Chladni". In view of this concept, in this research, we intend to make considerations about the phenomenon of the formation of resounding plates, a subject not explored in the Brazilian literature of Physics teaching, working, also, with acoustic and wave, and, finally, construct A didactic proposal to develop with students of Basic Education and Higher Education. Impressionism of Chladni's figures is the key to an initial approach. From the results obtained with the model of the Chladni plate it is possible to explore physically the concepts of physics, mentioned above, with good visual richness, under theoretical-educational support based on authors who discuss the importance of experimentation in the classroom.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho, apresentado em forma de projeto de ensino, trata-se de um estudo realizado com base nas descobertas experimentais sobre as vibrações de placas do físico Chladni. O trabalho desse autor consistia em analisar o comportamento vibracional da areia disposta sobre uma superfície plana, que se movimentava ao som do manejo de um arco de violino. Diante disso, formadas pelas linhas nodais, surgiam figuras, denominadas por outros pesquisadores como “Figuras de Chladni”. Diante deste conceito, nesta pesquisa, objetiva-se tecer considerações a respeito do fenômeno da formação de figuras em placas ressoantes, assunto pouco explorado na literatura brasileira de ensino de Física, trabalhando, inclusive, com acústica e ondulatória e, por fim, constrói-se um modelo didático para desenvolver com os alunos de Educação Básica. O impressionismo das figuras de Chladni é a chave para uma abordagem inicial. A partir dos resultados obtidos com o modelo da placa de Chladni pode-se explorar didaticamente os conceitos da Física, mencionados anteriormente, com boa riqueza visual, sob aporte teórico-educacional fundamentado em autores que discutem a importância da experimentação em sala de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação Matemática e Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectOndas (Física)-
Palavras-chave: dc.subjectAcústica-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectWaves-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleEstudo das figuras de Chladni como proposta de experimento para o ensino de ciências-
Título: dc.titleStudies of the figures of Chladni as proposal of experiment for the teaching of science-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.