O ensino de ciências na educação infantil e a percepção das crianças diante das atividades experimentais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Juliana Ruiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:59:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:59:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22138-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665298-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the science teaching on early childhood education and perception of children activities before trial. There is growing awareness in the context of education the teaching of science plays a very necessary role to children since its initial education. In the field study aimed to investigate the relevance of science education for the formation of the teaching-learning process in early childhood education and what is its contribution to the educational curriculum aimed at children 4-5 years. By selected authors of works about science and its sociocultural importance, it is stated that the process of acquiring knowledge in children does not happen passively only, but from her contact with the world mediated by adult by through processes of communication and transmission of historical knowledge. According to their social experience children develop different skills and acquire culturally elaborated behaviors. It is very important the contribution that science provides in our daily lives, particularly as a result of technological advances, of sustainability programs and environmental education and environmental management. Therefore, it is essential to the education of new generations to the formation of men and women of tomorrow, clearly influencing how the means of which appeared critical citizens with an adequate scientific and technological training. Given these prospects, they were developed activities involving the teaching of science with students of the initial series For all this science teaching is needed in early childhood favoring the intellectual and critical development, facilitating and encouraging the spontaneous curiosity of children, orienting as a real scientific interest, to encourage them to study your surroundings, to perform the exercise to discover and to take responsibility for the environment they live in, as an important aspect in their training.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática o ensino de Ciências na Educação Infantil e a percepção das crianças diante das atividades experimentais. Há uma crescente consciência no contexto da educação de que o ensino de Ciências desempenha um papel extremamente necessário às crianças, desde a sua educação inicial. No estudo de campo objetivou-se investigar qual a relevância do ensino de ciências para a constituição do processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e qual a sua contribuição para a grade curricular pedagógica voltado a criança de 4 a 5 anos. Por intermédio de obras de autores selecionados e estudos sobre a ciência e sua importância sociocultural, afirma-se, que o processo de aquisição de conhecimentos na criança não acontece somente de forma passiva, mas a partir do contato dela com o mundo intermediado pelo adulto por meio de processos de comunicação e transmissão de conhecimentos históricos. Conforme a sua experiência social as crianças desenvolvem diferentes habilidades e adquirem condutas culturalmente elaboradas. É de grande importância a contribuição que a Ciência proporciona no nosso dia a dia, sobretudo em decorrência dos avanços tecnológicos, dos programas de sustentabilidade e de educação ambiental e gestão ambiental. Portanto, é indispensável a educação das novas gerações à formação dos homens e mulheres de amanhã, influenciando claramente como o meio do qual surgiram cidadãos críticos com uma formação científica e tecnológica adequada. Tendo em vista estas perspectivas, foram desenvolvidas atividades envolvendo o ensino de ciências com alunos das séries iniciais Por tudo isso se faz necessário o ensino da ciência na primeira infância favorecendo o desenvolvimento intelectual e crítico, facilitando e incentivando a curiosidade espontânea das crianças, orientando-as a um real interesse científico, ao estimulá-los a estudar seu entorno, a executar o exercício de descobrir e a se responsabilizar pelo ambiente em que vive, como um aspecto importante na sua formação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem experimental-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectExperiential learning-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO ensino de ciências na educação infantil e a percepção das crianças diante das atividades experimentais-
Título: dc.titleThe science teaching on early childhood education and perception of children activities before trial-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.