Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertucci, Roberlei Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | . | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Elaine Alves de Barros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:59:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:59:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18928 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665285 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa presenta un abordaje analítico de la enseñanza de literatura en la enseñanza media y las percepciones de los alumnos delante de esta disciplina. Explora las definiciones de ideología, a partir de Chauí (2008), de cultura por Santos (1996) y las relaciones de estos conceptos con la función social de la literatura por Aguiar e Bordini (1988). Presenta los presupuestos de Cosson (2018) y las direcciones de las Orientaciones Curriculares de la Enseñanza Media (2006). Discute los obstáculos de compartir la información del conocimiento y acciones para superarlos, con base en la literatura pertinente al tema. Complementado por una pesquisa de campo, el estudio verificó, por medio de aplicaciones de cuestionario, de qué forma los alumnos miran la literatura como disciplina escolar, sus perspectivas sobre ella y la forma como los docentes y el material didáctico analizado desarrollan las habilidades y competencias informadas en las Orientaciones Curriculares de la Enseñanza Media (2006). | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta uma abordagem analítica do ensino de literatura no ensino médio e as percepções dos alunos quanto a esta disciplina. Explora as definições de ideologia, a partir de Chauí (2008), de cultura por Santos (1996) e a relação destes conceitos com a função social da literatura por Aguiar e Bordini (1988). Apresenta os pressupostos de Cosson (2018) e as direções das Orientações Curriculares do Ensino Médio (2006). Discute os obstáculos ao compartilhamento da informação e do conhecimento e ações para superá-los, com base na literatura pertinente ao tema. Complementado por uma pesquisa de campo, o estudo verificou, por meio de aplicação de questionário, de que forma os alunos enxergam a literatura como disciplina escolar, suas perspectivas sobre ela e a forma como os docentes e o material didático analisado desenvolvem as habilidades e competências informadas nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Valores sociais na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social values in literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | O material didático do ensino de literatura e o contexto cultural / ideológico da sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: