O material didático do ensino de literatura e o contexto cultural / ideológico da sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorBertucci, Roberlei Alves-
Autor(es): dc.contributor.-
Autor(es): dc.creatorNeves, Elaine Alves de Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:59:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:59:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18928-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665285-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa presenta un abordaje analítico de la enseñanza de literatura en la enseñanza media y las percepciones de los alumnos delante de esta disciplina. Explora las definiciones de ideología, a partir de Chauí (2008), de cultura por Santos (1996) y las relaciones de estos conceptos con la función social de la literatura por Aguiar e Bordini (1988). Presenta los presupuestos de Cosson (2018) y las direcciones de las Orientaciones Curriculares de la Enseñanza Media (2006). Discute los obstáculos de compartir la información del conocimiento y acciones para superarlos, con base en la literatura pertinente al tema. Complementado por una pesquisa de campo, el estudio verificó, por medio de aplicaciones de cuestionario, de qué forma los alumnos miran la literatura como disciplina escolar, sus perspectivas sobre ella y la forma como los docentes y el material didáctico analizado desarrollan las habilidades y competencias informadas en las Orientaciones Curriculares de la Enseñanza Media (2006).-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa apresenta uma abordagem analítica do ensino de literatura no ensino médio e as percepções dos alunos quanto a esta disciplina. Explora as definições de ideologia, a partir de Chauí (2008), de cultura por Santos (1996) e a relação destes conceitos com a função social da literatura por Aguiar e Bordini (1988). Apresenta os pressupostos de Cosson (2018) e as direções das Orientações Curriculares do Ensino Médio (2006). Discute os obstáculos ao compartilhamento da informação e do conhecimento e ações para superá-los, com base na literatura pertinente ao tema. Complementado por uma pesquisa de campo, o estudo verificou, por meio de aplicação de questionário, de que forma os alunos enxergam a literatura como disciplina escolar, suas perspectivas sobre ela e a forma como os docentes e o material didático analisado desenvolvem as habilidades e competências informadas nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectValores sociais na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectIdeology-
Palavras-chave: dc.subjectCulture-
Palavras-chave: dc.subjectSocial values in literature-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleO material didático do ensino de literatura e o contexto cultural / ideológico da sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.