Leitura e escrita: metodologias importantes para o aprendizado dos alunos de EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresinha Carletto-
Autor(es): dc.creatorSegatto, Olimpia Camilo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:59:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:59:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20341-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665186-
Descrição: dc.descriptionThe Youth and Adults (EJA) is a special form of education that aims to teach literacy whohad no opportunity to study in childhood and / or teens or those who for some reason had toleave school, either by irregular supply of vacancies either by inadequacies of the education system or by unfavorable socioeconomic conditions. Due to the heterogeneity of students in the same room, their interests, identities, their concerns, needs, expectations for the school,their skills, it becomes of paramount importance to the construction of an educational project with different methodologies in order that this public target is attracted andmotivated. Therefore, this project has as its recognition of the learning difficulties of students in adult education, pointing one of the methodologies to be applied in the classroom, always seeking to understand the contents worked, linking them directly with the daily lives of students and their daily experiences. The aim of this study is the importance of reading and how is the construction of knowledgeof youth and adults, considering their life experiences. And how specific objectives, there are: to identify the profile of students in adult education; verify the importance of adult education for students in relation to today's world, and describe the teaching methods that are applied to students of the School District EJA Tancredo Neves located in the city of St. Helena, PR. This work was carried out between the months of October 2011 and January2012, with field research investigating the expectations of students in relation to adult education classes, and possible changes that this course provides in relation to the life ofeach. For realization of the project was applied a questionnaire with 15 questions to 20 students in EJA, at the Municipal School Tancredo Neves - Kindergarten and Elementary School, Santa Helena, Paraná.-
Descrição: dc.descriptionA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade específica da educação que se propõe a alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância e/ou adolescência ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola, seja pela oferta irregular de vagas, seja pelas inadequações do sistema de ensino ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis. Devido à heterogeneidade de alunos em uma mesma sala, seus interesses, identidades, suas preocupações, necessidades, expectativas em relação à escola, suas habilidades, torna-se de suma importância à construção de uma proposta pedagógica com metodologias diferentes a fim de que esse público alvo seja atraído e motivado. Sendo assim, esta pesquisa tem como função o reconhecimento das dificuldades de aprendizagem dos alunos do EJA, apontando metodologias a serem aplicadas em sala de aula, visando sempre à compreensão dos conteúdos trabalhados, relacionando-os diretamente com o cotidiano dos educandos e suas vivências diárias. O objetivo geral desse trabalho foi a importância da leitura e como se deu a construção de conhecimento de jovens e adultos, considerando suas experiências de vida. Ainda, o estudo se preocupou em identificar o perfil dos alunos do EJA; verificar a importância do EJA para os alunos em relação ao mundo de hoje; e descrever as metodologias de ensino que são aplicadas aos alunos do EJA da Escola Municipal Tancredo Neves, localizada no município de Santa Helena, PR. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro de 2011 e janeiro de 2012, com pesquisas de campo, investigando a expectativa dos alunos do EJA em relação às aulas, e as possíveis mudanças que este curso proporciona em relação à vida de cada. Para realização do projeto aplicou-se um questionário com 15 perguntas a 20 alunos do EJA.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura (Educação de adultos)-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectAdult learning-
Palavras-chave: dc.subjectReading (Adult education)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-
Título: dc.titleLeitura e escrita: metodologias importantes para o aprendizado dos alunos de EJA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.