Recursos tecnológicos e a arte auxiliando o professor de geografia no processo de ensino e aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorShinobu, Patrícia Fernandes Paula-
Autor(es): dc.contributorShinobu, Patrícia Fernandes Paula-
Autor(es): dc.contributorMoura, Jeani Delgado Paschoal-
Autor(es): dc.contributorTorres, Eloiza Cristiane-
Autor(es): dc.creatorFerri, Caroline Moliani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:59:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:59:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20288-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665181-
Descrição: dc.descriptionThe technological resources as time goes on more and more are present in the everyday life of society, and in the various sectors, such as economic, religious or educational, and must currently take him into account to come up with a process of teaching and learning. For your time, art always was present in human societies, cultural expression should not be unlinked in the process of formation of the human being, by their characteristics of expression, development of creativity and mental training. Thus, the purpose of this study is to analyze how the teaching and learning of Geography can be aided by the technological resources and art and check possibilities for applications that can be used by the teacher and stimulate a Geography with interdisciplinarity in arts. The methodology used for the compilation of this work took place through bibliographical research, using books, articles, magazines, Web sites. Field research was also carried out through the application of a questionnaire, the same was applied by electronic means, using the Google Form software to assemble and social networks from Facebook to request the collaboration of teachers of geography, being able to obtain data on the use of technology and art in the teaching of geography. Thus, it was concluded that despite having a considerable number of teachers that use different software in the teaching- learning process, there is still a need for better dissemination of technological resources in order to enhance the alliance between Art and the teaching of Geography in School environment and this work contributes to presenting different software - where and how to apply.-
Descrição: dc.descriptionOs recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade e nos diversos setores, como o econômico, religioso, educacional, sendo necessário atualmente levá-lo em conta para pensar o processo de ensino e aprendizagem. Por sua vez, a Arte sempre se fez presente nas sociedades humanas, expressão cultural que não deve ser desvinculada no processo de formação do ser humano, por suas características de expressão, desenvolvimento de criatividade e formação intelectual. Deste modo, o objetivo do presente trabalho é analisar como o ensino e aprendizagem de Geografia pode ser auxiliado pelos recursos tecnológicos e pela Arte, verificando possibilidades de aplicativos que podem ser utilizados pelo professor e estimular a interdisciplinaridade entre Geografia e Artes. A metodologia utilizada para a elaboração do presente trabalho se deu através de pesquisa bibliográfica, utilizando de livros, artigos, revistas, sites, além de realizar pesquisa de campo através da aplicação de um questionário qualitativo e quantitativo, o mesmo foi aplicado por meio eletrônico, utilizando o software Formulário Google e redes sociais do Facebook para solicitar a colaboração dos professores de Geografia, na intenção de obter dados sobre a utilização de recursos tecnológicos e da Arte no ensino de Geografia. Dessa forma, concluiu-se, que apesar de ter uma quantidade considerável de professores que utilizam diferentes software no processo de ensino- aprendizagem, ainda há necessidade de melhor divulgação dos recursos tecnológicos na intenção de potencializar a aliança entre Arte e o ensino de Geografia no ambiente escolar e esse trabalho vem contribuir para apresentar diferentes softwares – onde e como aplicar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectComputer software-
Palavras-chave: dc.subjectGeography - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL-
Título: dc.titleRecursos tecnológicos e a arte auxiliando o professor de geografia no processo de ensino e aprendizagem-
Título: dc.titleTechnological resources and art assisting the geography teacher in the process of teaching and learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.