O riso e as representações tecnológicas em crônicas de Luis Fernando Veríssimo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFanini, Angela Maria Rubel-
Autor(es): dc.creatorFortes, Jaqueline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:59:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:59:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19719-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665164-
Descrição: dc.descriptionThis paper examines how humor occurs in the technology representation in five of Luis Fernando Verissimo ’s short stories. They are, "Os Meios e os Fins," "O que Move a Humanidade", "Pense na China", "Estamos Prontos" and "A Tirania do Qualquer Um". From the book, O Mundo é Bárbaro, e o que nós temos a ver com isso, It will be analyzed how the laughter occurs in short stories related to technology, presenting dramatic and pictures facts in this area. For this analysis the structural aspects of short stories, were studied. Therefore, the laughter and comedy and historical approaches theories regarding the technology to the evolution from ancient times to the present days. In support of this study the main elements of the laughter theory in Bergson are presented, philosophical questions about alienation, the absurd and individualism in the technological area with Marx, Feenberg mentioning, Heidegger and Habermas and the current stereotypes established in the society we live in. Having laughter as a tool, Veríssimo reports current situations of tension, lack of commitment and absence of values.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa como ocorre o humor nas representações da tecnologia em cinco crônicas de Luis Fernando Veríssimo. São elas, “Os Meios e os Fins”, “O que Move a Humanidade”, “Pense na China”, “Estamos Prontos” e “A Tirania do Qualquer Um”. Retiradas do livro, O Mundo é Bárbaro, e o que nós temos a ver com isso. Será analisado como ocorre o riso em crônicas relacionadas à tecnologia, que apresentam fatos dramáticos e pitorescos dessa área. Para a realização dessa análise foram estudados os aspectos estruturais da crônica, teorias sobre o riso e o cômico e abordagens históricas referentes à evolução da tecnologia desde a Antiguidade até os dias atuais. Para fundamentar esse estudo são apresentados os principais elementos da teoria do riso em Bergson, questões filosóficas acerca da alienação, do absurdo e do individualismo na área tecnológica com Marx, Feenberg citando Heidegger e Habermas e os estereótipos atuais estabelecidos na sociedade em que vivemos. Tendo o riso como instrumento, Veríssimo denuncia situações atuais de tensão, descomprometimento e ausência de valores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão-
Palavras-chave: dc.subjectCrônicas brasileiras-
Palavras-chave: dc.subjectHumor na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectRiso-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectChronicles of Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectHumor in literature-
Palavras-chave: dc.subjectLaughter-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Brasileira e História Nacional-
Título: dc.titleO riso e as representações tecnológicas em crônicas de Luis Fernando Veríssimo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.