Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lenzi, César Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6728166498098286 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lenzi, César Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Longen, Fabio Rogerio | - |
Autor(es): dc.contributor | Studart Filho, Nelson | - |
Autor(es): dc.creator | Lerias, Washington Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:58:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:58:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2686 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665127 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Encarte do produto educacional: a física da música e a pluralidade didática | - |
Descrição: dc.description | This thesis aims to present a proposal for didactic sequence to significantly explore waves, acoustics and related content to their understanding, using elements of music as a motivational agent to the physics learning, as well as a range of instructional resources with the aim of offering a didactic plurality it was adapted from the fundamentals of methodological plurality of Paul Feyerabend. These features are since chalk framework, to inventions, musical instruments, experiments, softwares, simulators, images, animations, video lessons, songs, poetry and some epistemological aspects of the physics of music. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação visa apresentar uma proposta de sequência didática para explorar significativamente conteúdos de ondulatória, acústica e conteúdos relacionados à sua compreensão, utilizando elementos da música como agente motivacional ao aprendizado de física, bem como uma gama de recursos didáticos com o objetivo de oferecer uma pluralidade didática adaptada a partir dos fundamentos da pluralidade metodológica de Paul Feyerabend. Estes recursos são desde quadro giz, a inventos, instrumentos musicais, experimentos, softwares, simuladores, imagens, animações, videoaulas, músicas, poesias e alguns aspectos epistemológicos da física da música. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Física | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mecânica ondulatória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Acústica e física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wave mechanics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music - Acoustics and physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física/Ensino de Física | - |
Título: dc.title | A física da música e a pluralidade didática | - |
Título: dc.title | Physics of music and the didactic plurality | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: