A física da música e a pluralidade didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLenzi, César Henrique-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6728166498098286-
Autor(es): dc.contributorLenzi, César Henrique-
Autor(es): dc.contributorLongen, Fabio Rogerio-
Autor(es): dc.contributorStudart Filho, Nelson-
Autor(es): dc.creatorLerias, Washington Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:58:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:58:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2686-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665127-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Encarte do produto educacional: a física da música e a pluralidade didática-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to present a proposal for didactic sequence to significantly explore waves, acoustics and related content to their understanding, using elements of music as a motivational agent to the physics learning, as well as a range of instructional resources with the aim of offering a didactic plurality it was adapted from the fundamentals of methodological plurality of Paul Feyerabend. These features are since chalk framework, to inventions, musical instruments, experiments, softwares, simulators, images, animations, video lessons, songs, poetry and some epistemological aspects of the physics of music.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação visa apresentar uma proposta de sequência didática para explorar significativamente conteúdos de ondulatória, acústica e conteúdos relacionados à sua compreensão, utilizando elementos da música como agente motivacional ao aprendizado de física, bem como uma gama de recursos didáticos com o objetivo de oferecer uma pluralidade didática adaptada a partir dos fundamentos da pluralidade metodológica de Paul Feyerabend. Estes recursos são desde quadro giz, a inventos, instrumentos musicais, experimentos, softwares, simuladores, imagens, animações, videoaulas, músicas, poesias e alguns aspectos epistemológicos da física da música.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Física-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectMecânica ondulatória-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Acústica e física-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectWave mechanics-
Palavras-chave: dc.subjectMusic - Acoustics and physics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Palavras-chave: dc.subjectFísica/Ensino de Física-
Título: dc.titleA física da música e a pluralidade didática-
Título: dc.titlePhysics of music and the didactic plurality-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.