Educação inclusiva: direito de ir e vir

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Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorBatista, Floida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorWinter, Lairton Moacir-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Jucelia Conceição-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:58:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:58:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21127-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665123-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to analyze Inclusive Education as a right to come and go in an appropriate elementary school environment, which can contribute to the inclusion of students with disabilities and their accessibility due to physical limitations such as the barriers encountered where the existence of these places the human being with reduced mobility against the discrimination and prejudice of those who should present a solution to the shadow of the laws previously constituted for this end. The applied methodology is based on the studies of authors with approaches related to the subject through books, magazines, periodicals and articles, extracted from the Internet and the understanding of the specific legislation in force and the accessibility of children with disabilities in elementary school Understand that situations that prevent disabled people from maintaining good social relations in school, sharing spaces that are conducive to the learning process, places them distant from exercising their rights and duties, transforming and intervening in public or private spaces with security. What the research shows is that the school is still unable to efficiently organize this assignment due to lack of teacher training, adequate spaces, more flexible pedagogical practices and a gradual commitment to all, using resources.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem o objetivo de analisar a Educação Inclusiva como direito de ir e vir num ambiente escolar de ensino fundamental adequado, que pode contribuir para a inclusão de alunos portadores de deficiência e a acessibilidade destes devido as limitações físicas como as barreiras encontradas, onde a existência destas coloca o ser humano com mobilidade reduzida frente a discriminação e preconceito dos que deveriam apresentar solução a sombra das leis previamente constituídas para esse fim. A metodologia aplicada se apoia nos estudos de autores com abordagens relativas ao tema através de livros, revistas, periódicos e artigos, extraídos da internet, a compreensão da legislação vigente específica e a acessibilidade das crianças portadoras de deficiência na escola de ensino fundamental. Compreender que algumas situações impedem os portadores de deficiência de manterem relações de aprendizagem e sociabilidade na escola, compartilhando espaços próprios ao processo de aprendizagem, com qualidades necessárias para o desenvolvimento intelectual e os coloca distantes dos avanços, dos direitos e deveres, de transformar e intervir nos espaços públicos ou privados com segurança. Considera também a identificação dos principais elementos históricos que direcionaram a educação inclusiva, conhecer a legislação específica e os mecanismos de acessibilidade aos portadores de deficiência. O que o resultado da pesquisa mostra é a escola ainda incapaz de organizar com eficiência essa atribuição que lhe foi dada, devido à falta de formação de professores, de espaços adequados, de práticas pedagógicas mais flexíveis e gradual diante do compromisso de todos, utilizando para isso recursos diversos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial - Legislação-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência - Orientação e mobilidade-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education - Law and legislation-
Palavras-chave: dc.subjectPeople with disabilities - Orientation and mobility-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleEducação inclusiva: direito de ir e vir-
Título: dc.titleInclusive education: right to come and go-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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