O ensino da química experimental com materiais alternativos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKalinke, Adir Hildo-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Sirlei Dias-
Autor(es): dc.creatorPereira, Daiane-
Autor(es): dc.creatorGerstberger, Juliana Andressa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:58:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:58:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14834-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665032-
Descrição: dc.descriptionThe lack of student interest in the discipline of chemistry is a constant concern among professionals. In this work, we present experimental activities of organic chemistry content with the preparation of a handbook of practical activities using alternative materials for low cost, that can be applied in public schools high school. The work was developed in a Public School southwestern Paraná, with the preparation of handout practices and development (application) activities with students of the 3rd year of high school night. The experimental activity carried saponification reactions involving polymers, compounds separation techniques using the chromatographic method. During the experiments, the students were excited, but showed interest in the practices developed, a positive result in relation to the making of the book, which helped to contribute to the teaching / learning of the students and serve as an alternative material and support teachers who do not have access to laboratories and reagents for teaching chemistry and wish to improve their classes because, trial lessons are of paramount importance in the process of learning chemistry.-
Descrição: dc.descriptionA falta de interesse dos alunos pela disciplina de química é uma preocupação constante entre os profissionais da área. Neste trabalho apresentam-se atividades experimentais de conteúdos de química orgânica com a elaboração de uma apostila de atividades práticas que utilizam materiais alternativos de baixo custo, passíveis de serem aplicadas em escolas públicas de ensino médio. O trabalho foi desenvolvido em uma Escola Pública do Sudoeste do Paraná, com a elaboração da apostila de práticas e desenvolvimento (aplicação) de atividades com alunos do 3º ano do ensino médio noturno. As atividades experimentais desenvolvidas envolvem reações de saponificação, polímeros, técnicas de separação de compostos, utilizando o método de cromatografia. Durante a realização dos experimentos, os alunos estavam agitados, mas, mostraram interesse nas práticas desenvolvidas, um resultado positivo em relação à confecção da apostila, que ajudou na contribuição para o ensino/aprendizagem dos alunos e servirá como um material alternativo e de apoio aos docentes que não tem acesso a laboratórios e a reagentes para o ensino de Química e desejam aprimorar suas aulas, pois, aulas experimentais são de suma importância no processo de aprendizagem de química.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Métodos experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Experimental methods-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química-
Título: dc.titleO ensino da química experimental com materiais alternativos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.