Afetividade em Vigotski: ferramenta não material para aprendizagem e inclusão

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortoloto, Claudimara Cassoli-
Autor(es): dc.contributorBortoloto, Claudimara Cassoli-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Shiderlene Vieira de-
Autor(es): dc.contributorBernardon, Dayse Grassi-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Márcia Aparecida Stumpf-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:58:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:58:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26823-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665028-
Descrição: dc.descriptionThe present study sought to observe in the context of a regular classroom Vygotsky’s assumptions about affectivity as a non-material tool for learning and inclusion in the elementary school stage I. The methodology used is participatory research, in its natural form, due belonging to the investigated group. The results indicate that mediation is essential in the development of the individual's potential that the environment offers. This mediation that uses affection as a non-­material tool can enhance learning and inclusion. Thus, it is understood that affectivity and cognition are interdependent. In other words, affectivity can be a pedagogical tool. With this, there is a triad between mediation and affectivity and inclusion, which together provide the realization of the right to inclusion and learning for all citizens in democratic societies.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo buscou observar no contexto de uma sala de aula regular os pressupostos de Vigotski acerca da afetividade enquanto ferramenta não material para a aprendizagem e a inclusão na etapa de Ensino Fundamental I. A metodologia utilizada é a observação participante com estudo de caso. Os resultados apontam que a mediação é imprescindível no desenvolvimento das potencialidades do indivíduo que o meio oferece. Essa mediação que utiliza da afetividade enquanto ferramenta não material pode potencializar a aprendizagem e a inclusão. Dessa forma, entende-se que a afetividade e a cognição são interdependentes. Ou seja, a afetividade pode ser uma ferramenta pedagógica. Com isso, há uma tríade entre a mediação e afetividade e inclusão, que juntas proporcionam a efetivação do direito a inclusão e a aprendizagem a todos os cidadãos nas sociedades democráticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria social cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducação afetiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectSocial cognitive theory-
Palavras-chave: dc.subjectAffective education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAfetividade em Vigotski: ferramenta não material para aprendizagem e inclusão-
Título: dc.titleAffection in Vygotsky: a non-material tool for learning and inclusion-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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