Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Faria, Camila Grassi Mendes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Aquino, Ellen Larissa de Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Luz, Lucineide Bispo dos Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:58:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:58:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24314 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665010 | - |
Descrição: dc.description | This research aims to discuss the training of Accounting professionals considering the skills and content proposed by the Pedagogical Plans in relation to the Management Accounting discipline. The Management Accounting discipline is considered by students and professionals in the accounting area as one of the most important and difficult to be applied inside and outside the classroom, that is, in the corporate world. Such evidence can be seen from the analysis of the result of the CFC Sufficiency Tests. With this, this research, starting from the bibliographic study on the subject, intended to evaluate the mismatch that occurs between the theory practiced by Higher Education Institutions from the adoption of the Pedagogical Plan of the Undergraduate Course in Accounting, with the necessary practice to understand the knowledge proposed by the discipline. As a result of the research, it is possible to determine the importance of adopting technology (computers, software and programs) in order to develop all the knowledge and skills required by that discipline. The main suggestion is that there should be a change in the Pedagogical Plan of that discipline and with that, the Higher Education Institutions, start to adopt the use of technology, in order to unite the proposed theory with the practice evidenced in the companies’ reality. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo discutir a formação do profissional de Contabilidade considerando as competências e conteúdos propostos pelos Planos pedagógicos para a disciplina de Contabilidade Gerencial. A disciplina de Contabilidade Gerencial é considerada pelos alunos e profissionais da área contábil como uma das mais importantes e difíceis de serem aplicadas dentro e fora da sala de aula, ou seja, no mundo corporativo. Pode se observar tal evidência a partir da análise do resultado das Provas de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Com isso, essa pesquisa, a partir da realização do estudo bibliográfico acerca do assunto, pretendeu se avaliar o distanciamento que ocorre entre a teoria praticada pelas Instituições de Ensino Superior a partir da adoção do Plano Pedagógico do curso de Graduação em Ciências Contábeis, com a prática necessária para compreensão do conhecimento proposto pela disciplina. Como resultado da pesquisa, pode se apurar a importância em se adotar tecnologias (computadores, softwares e programas) a fim de desenvolver todos os conhecimentos e competências exigidas pela referida disciplina. A sugestão principal é que ocorra uma alteração no Plano Pedagógico da disciplina e com isso, as Instituições de Ensino Superior, passem a adotar o uso de tecnologia, a fim de unir a teoria proposta com a prática evidenciada na realidade das empresas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade gerencial - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências essenciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Managerial accounting - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Core competencies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | O desenvolvimento de conteúdos e competências na disciplina de contabilidade gerencial | - |
Título: dc.title | The development of contents and competences in the management accounting discipline | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: