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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Conterno, Rayana Carolina | - |
Autor(es): dc.contributor | Conterno, Rayana Carolina | - |
Autor(es): dc.contributor | Trombetta, Jairo | - |
Autor(es): dc.contributor | Bisconsini, Danilo Rinaldi | - |
Autor(es): dc.creator | Sgarbi, Bruno Braghini | - |
Autor(es): dc.creator | Barteles, Gregory Wells de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:58:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:58:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14546 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664988 | - |
Descrição: dc.description | The problem of urban mobility is quite common in almost all Brazilian cities due to the lack of investments and projects aimed at this area, which generates major economic and social problems. Political carelessness and disorganized growth further amplify the problems of inefficient urban mobility. Because of that, this work aims to analyze intersections of the city Pato Branco-PR analyzing level of service for roundabout, criteria adopted by the public body for traffic lights and solution, if necessary, in intersections that do not have any type of traffic control. A case study was made using the methods of the Manual of Intersections of the National Department of Infrastructure and Transport (2005) and of the HCM - Highway Capacity Manual - (2010), raising the number of vehicles movements, points of conflict of near accidents and then analyzing the data obtained according to both DNIT and HCM criteria for the current time and for a 10-year project horizon year. In the case of the roundabout the current service level is B and for the project horizon year this roundabout would not serve its purposes efficiently. It can be concluded that poor public management of urban mobility can lead to great economic and social losses and greater danger in traffic, and that a continuous count is necessary in the main intersections of cities, especially in accidents so that the city can analyze and take the best measures to remedy such problems. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Descrição: dc.description | O problema de mobilidade urbana é bastante comum em quase todas as cidades brasileiras por haver falta de investimentos e projetos voltados para essa área, o que gera grandes problemas econômicos e sociais. O descuido político e o crescimento desorganizado amplificam ainda mais os problemas de uma mobilidade urbana ineficiente. Por causa disso, esse trabalho visa analisar cruzamentos da cidade de Pato Branco-PR analisando nível de serviço para rotatória, critérios adotados pelo órgão público para semáforos e solução caso necessário em cruzamentos que não possuam nenhum tipo de controle viário. Foi feito um estudo de caso utilizando-se dos métodos do Manual de Interseções do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte - (2005) e do HCM – Highway Capacity Manual – (2010), sendo levantados nos locais os números de veículos e seus movimentos, pontos de conflito de quase acidentes e então analisando os dados obtidos segundo critérios tanto do DNIT quanto do HCM para o momento atual e para um ano horizonte de projeto de 10 anos. No caso da rotatória o nível de serviço atual é B e para o ano horizonte de projeto esta rotatória não serviria aos seus propósitos de maneira eficiente. Pode-se concluir que uma má gestão pública quanto a mobilidade urbana pode levar a grandes perdas econômicas, sociais e maior perigo no transito e que se faz necessário uma contagem contínua nos principais cruzamentos das cidades principalmente quanto a acidentes para que a prefeitura possa analisar e tomar as melhores providências para sanar tais problemas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rodovias - Interferências e interseções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trânsito - Sinais e sinalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roads - Interchanges and intersections | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traffic signs and signals | - |
Palavras-chave: dc.subject | City planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Análise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfego | - |
Título: dc.title | Intersection analysis in the center of Pato Branco - PR: a case study to improve traffic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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