A implementação do plano de negócios no contexto do empreendedorismo: limites e possibilidades na percepção dos gestores, colaboradores e investidores de uma startup

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPezarico, Giovanna-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Álvaro Lucas Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:58:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:58:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13940-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664979-
Descrição: dc.descriptionPresently, there’s a giant range of tools that assist new entreprises to establish themselves in the market. However, in the business sphere of the base technological organizations and startups, there is the continuous and deep use of the business plan tool, considering that this kind of companies are inserted in a risky market. The business plan aims to gather a composite of informations that are valuable to the opening and management of new ventures that seek support from government organizations that back these projects up. This study aims to analise the implementation process of the business plan on the innovative management context, from its elaboration until its accomplishment, taking into consideration the possible boundaries and possibilities of the managers, employees and investors of a startup company that develops information systems for ventures like bars, restaurants, fast-food chains, among others. The company is situated at the Pato Branco - PR Technological Incubator, being 30 months in operation since its entry on the Incubator. The results were gathered via systematic procedures, delivering better comprehension of the gathered information. Given the objectives proposed by the research, categorization techniques have been used for later content analysis, reaching them in a broad way. After the analysis of the results it was possible to verify the real meaning that the people involved on the management process of a startup give to the business plan, also, the dynamics resulting from the decision making process became evident, which were based on the limiting factors and possibilities raised on the development process and on the implementation of the business plan.-
Descrição: dc.descriptionAtualmente existe uma gama de ferramentas que auxiliam novos empreendimentos a se consolidarem no mercado. No entanto, na esfera empresarial das organizações de base tecnológica e startups, verifica-se o uso contínuo e aprofundado da ferramenta plano de negócios, uma vez que esses modelos de empresa estão inseridas num ambiente mercadológico de risco. O plano de negócios objetiva reunir um complexo de informações pertinentes e valiosas para a abertura e gerência de novos empreendimentos que buscam amparo de organizações governamentais de fomento e auxílio ao empreendedorismo. Com isso, o presente estudo busca analisar o processo de implementação do plano de negócios num contexto de empreendedorismo, desde o processo de sua elaboração até a execução do plano, levando-se em consideração os limites e possibilidades dos gestores, colaboradores e investidores de uma startup desenvolvedora de sistemas de informação para estabelecimentos como bares, restaurantes, fast-foods, entre outros. A empresa se encontra na Incubadora Tecnológica de Pato Branco – ParanḠa qual possui 30 meses de funcionamento no processo de incubação. Os resultados foram obtidos através de procedimentos sistemáticos, atribuindo maior compreensão das informações levantadas. Diante dos objetvos propostos, utilizou-se técnicas de categorização para posterior análise de conteúdo, atingindo-os de forma ampla. Com a análise dos resultados foi possivel verificar o real significado que os envolvidos no processo de empreendimento de uma startup atribuem ao plano de negócios, como também evidenciou-se as dinâmicas resultantes de tomada de decisões, as quais foram embasadas em fatores limitantes e possibilidades angariadas no momento de elaboração, como também na implementação do plano de negócio.-
Descrição: dc.description5000-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Administração-
Palavras-chave: dc.subjectNegócios - Planejamento-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness - Planning-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness planning-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleA implementação do plano de negócios no contexto do empreendedorismo: limites e possibilidades na percepção dos gestores, colaboradores e investidores de uma startup-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.