A teoria das múltiplas inteligências de Gardner aplicada ao ensino de PFOL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Adriana Aparecida Oliveira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:58:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:58:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-02-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8917-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664942-
Descrição: dc.descriptionThis study has a main goal to discuss oral and written productions of students from the pre-intermediate level, of the Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) course at UTFPR. The activities which were based on the theory of multiple intelligences (MI) by Gardner (1994,2001). The activities were elaborated by the researcher from observations of the classes, according to students need. The research was based on authors that use the theory of MI in different contexts, as in the works of Antunes (2001,2002), that applied MI in the classroom environment, Brunoski & Retorta (2010) and Kozievtch & Retorta (2010) who discuss the application of MI in the foreign languages teaching. Through the analysis of the results, it was possible to verify that the activities contributed for the learning process of the PFOL students. In addition, the researcher perceived that skills which were less practiced by the students have been enhanced through a methodology and planning which was addressed to their needs, based on the perception of both the mentor and researcher.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo discutir as produções, orais e escritas, de alunos do nível pré-intermediário, da turma de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), da UTFPR. As atividades aplicadas tiveram como base a teoria das múltiplas inteligências (MI), proposta por Gardner (1994, 2001) e observações feitas na turma-alvo, de modo que a pesquisadora pudesse conhecer os alunos e elaborar as atividades de acordo com suas necessidades. A pesquisa se apoiou, também, em autores que utilizaram a teoria das MI em diferentes contextos, como os trabalhos de Antunes (2001, 2002), que se debruçou sobre a aplicação das MI em sala de aula e os de Brunoski & Retorta (2010) e Kozievtch & Retorta (2010), que discutem a inserção das MI no ensino de línguas estrangeiras. Entre os resultados deste trabalho, foi possível verificar que as atividades elaboradas contribuíram para o processo de aprendizagem dos alunos no contexto de PFOL. Além disso, notou-se que habilidades menos exercitadas naturalmente pelos alunos foram aprimoradas por meio de uma metodologia e planejamento que contemplassem suas necessidades, tendo como base a percepção da professora formadora e da pesquisadora.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas-
Palavras-chave: dc.subjectInteligências múltiplas - Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas modernas - Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMultiple intelligences - Education-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLanguages, Modern - Education-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Letras-
Título: dc.titleA teoria das múltiplas inteligências de Gardner aplicada ao ensino de PFOL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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