Aprendizagem e integração curricular em um curso técnico em contabilidade por meio do simulador Telos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, David da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442-
Autor(es): dc.contributorPereira, David da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442-
Autor(es): dc.contributorBrene, Paulo Rogerio Alves-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-7096-8282-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5768835209755213-
Autor(es): dc.contributorDomiciano, Sandra Mara-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1956036765090618-
Autor(es): dc.creatorSantos, Graciliano da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:58:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:58:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4836-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664904-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Simulador Contábil Telos-
Descrição: dc.descriptionThis research comprises the development of a technological product as an instrument of integration of the disciplinary contents of a Technical-Professional High School Course in Accounting with a view to improving students' learning. The technological product called Telos works as a market accounting simulator through which students make decisions that produce the effects of this continuous thinking about the variables in the management of a business (internal factors) and market dynamics (external factors). The contributions of Reuven Feuerstein and Michel Foucault on the importance of the students' autonomy process in their learning processes were inspiring. Thus, based on the reality of a State Technical School in the west center of São Paulo, the Telos simulator developed in an ExcelÒ spreadsheet, made it possible week by week for students to understand the effects of their decisions and the need to rethink them. from the financial statements. Accounting, in this sense, offered integrated disciplinary knowledge that underpinned these decisions. Thus, the hypotheses regarding the contributions of Feuerstein and Foucault to construct learning autonomy and Telos as an integrating instrument of accounting concepts scattered throughout the curriculum as decisive elements in Accounting were confirmed.-
Descrição: dc.descriptionEsta investigação compreende o desenvolvimento de um produto tecnológico como instrumento de integração dos conteúdos disciplinares de um Curso Técnico-Profissional de Ensino Médio em Contabilidade com vistas ao aperfeiçoamento da aprendizagem dos alunos. O produto tecnológico denominado Telos funciona como um simulador contábil de mercado por meio do qual os alunos tomam decisões que produzem efeitos desse pensar contínuo sobre as variáveis na gestão de um negócio (fatores internos) e da dinâmica de mercado (fatores externos). Foram inspiradoras as contribuições de Reuven Feuerstein e de Michel Foucault acerca da importância do processo de autonomia dos alunos em seus processos de aprendizagem. Desse modo, a partir da realidade de uma Escola Técnica Estadual do centro oeste paulista, o simulador Telos desenvolvido em uma planilha do ExcelÒ, possibilitou semana a semana a compreensão dos alunos a cerca dos efeitos de suas decisões e das necessidades de repensá-las a partir dos demonstrativos contábeis. A Contabilidade, nesse sentido, ofereceu conhecimentos disciplinares integrados que fundamentaram essas decisões. Assim, confirmaram-se as hipóteses quanto às contribuições de Feuerstein e de Foucault para construção da autonomia da aprendizagem e do Telos como instrumento integrador de conceitos contábeis dispersos ao longo do currículo como elementos decisórios em Contabilidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia do aprendiz-
Palavras-chave: dc.subjectAccounting - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Curricula-
Palavras-chave: dc.subjectComputer simulation-
Palavras-chave: dc.subjectLearner autonomy-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleAprendizagem e integração curricular em um curso técnico em contabilidade por meio do simulador Telos-
Título: dc.titleLearning and curriculum integration in a technical accounting course through the Telos simulator-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.