Avaliação dos estilos cognitivos quanto às fases do processo decisório: pesquisa com acadêmicos de graduação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAntonelli, Ricardo Adriano-
Autor(es): dc.contributorAntonelli, Ricardo Adriano-
Autor(es): dc.contributorGiasson, Oldair Roberto-
Autor(es): dc.contributorBortoluzzi, Sandro César-
Autor(es): dc.creatorKarpinski, Atais Catarina-
Autor(es): dc.creatorCogo, Dieli Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:58:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:58:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14219-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664880-
Descrição: dc.descriptionCognitive Psychology has been studied by several authors with elaboration of theories in order to explain the development of the human intellect. Likewise, the study of the Decisional Process has gradually been highlighted in research involving individuals, groups and organizations, resulting from the requirement of greater effectiveness on the part of decision makers. The present research aims to identify the perception of the students of different Cognitive Styles in the phases of the Decisional Process. The data were collected through a questionnaire, which first sought to identify the degree of importance and the time spent in the decision-making process, in addition to identifying the Cognitive Style of each individual, using the Cognitive Style Index ) by Allinson and Hayes (1996). The sample was composed of 100 academics from the course of Accounting Sciences and 86 academics from the course of Letters. From the analysis of the results, one can identify that 40.32% of the students have the Analytical Style and only 2.69% have the Intuitive Style. It has also been found that Accounting academics attach greater importance in the phases of the Decisional Process, while the scholars of Letters judge to spend more time in the phases of the Decisional Process. In addition, non-parametric tests were performed on the questions of the Decision Process, in which, from the six possible correlations, statistical significance was obtained in five of them, being: gender, age, year of the course, other graduation and course. Already in relation to the Cognitive Style, statistical significance was only obtained in relation to the course. The results indicate that individuals of different styles attribute importance differently to the decision-making process.-
Descrição: dc.descriptionA Psicologia Cognitiva tem sido estudada por vários autores com elaboração de teorias a fim de explicar o desenvolvimento do intelecto humano. Da mesma forma, o estudo do Processo Decisório tem obtido, gradativamente, destaque nas pesquisas que envolvem indivíduos, grupos e organizações, resultante da exigência de maior eficácia por parte dos tomadores de decisão. A presente pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos acadêmicos de diferentes Estilos Cognitivos quanto às fases do Processo Decisório. Os dados foram coletados por meio de questionário, que primeiramente buscou-se identificar o grau de importância e o tempo gasto no processo de tomada de decisão, além de identificar o Estilo Cognitivo de cada indivíduo, utilizando-se do instrumento Cognitive Style Index (CSI) de Allinson e Hayes (1996). A amostra foi composta por 100 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e 86 acadêmicos do curso de Letras. A partir da análise dos resultados, pode-se identificar que 40,32% dos acadêmicos possuem o Estilo Analítico e apenas 2,69% possuem o Estilo Intuitivo. Também verificou-se que os acadêmicos de Ciências Contábeis atribuem maior importância nas fases do Processo Decisório, enquanto que os acadêmicos de Letras julgam gastar mais tempo nas fases do Processo Decisório. Adicionalmente, foi realizado testes não paramétricos referente as questões do Processo Decisório, em que das seis correlações possíveis, foi obtido significância estatística em cinco delas, sendo elas: gênero, idade, ano do curso, outra graduação e curso. Já ao relacionar o Estilo Cognitivo obteve-se significância estatística apenas em relação ao curso. Os resultados indicam que indivíduos de diferentes estilos atribuem importância de modo diferente quanto ao processo de tomada de decisão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Ciências Contábeis-
Publicador: dc.publisherCiências Contábeis-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstilo cognitivo-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisório-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectCognitive styles-
Palavras-chave: dc.subjectDecision making-
Palavras-chave: dc.subjectCognitive psychology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS-
Título: dc.titleAvaliação dos estilos cognitivos quanto às fases do processo decisório: pesquisa com acadêmicos de graduação-
Título: dc.titleEvaluation of Cognitive Styles in the phases of the Decision Process: research with undergraduate students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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