Estudo de comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária considerando efeitos do lastro e de irregularidades da via

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbdalla Filho, João Elias-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5937902167536869-
Autor(es): dc.contributorBeghetto, Fernando Luiz Martinechen-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7746175545654491-
Autor(es): dc.contributorAbdalla Filho, João Elias-
Autor(es): dc.contributorMachado, Roberto Dalledone-
Autor(es): dc.contributorPuppi, Rogério Francisco Küster-
Autor(es): dc.creatorRemor, Juliana Pereira Rego-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:58:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:58:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2587-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664878-
Descrição: dc.descriptionThis master’s thesis aims to investigate the dynamic behavior of a railway bridge under moving loads using the finite element method. The analysis is made considering an uncoupled vehicle-bridge-track interaction. The vehicle studied is a 9 degrees-offreedom model composed of an association of rigid bodies connected via suspension systems. The dynamic responses of the vehicle are obtained due to the speed and tracks irregularities, which are considered as both harmonic sinusoidal functions and randomic functions. After that, the vehicle forces are applied on the railway track-bridge model throw the vehicle wheels. The dynamic behavior of the railway track-bridge model is studied integrating the rail, ballast, and bridge. The rails are modeled as an elastic Euler-Bernoulli upper beam and the bridge as an Euler-Bernoulli lower beam. The sleepers and ballast are modeled using Winkler foundation for translation. The Rayleigh method is used to define structural damping. The equations of motion of both systems are integrated using Newmark’s method. Track irregularities influence are analyzed.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como proposta investigar o comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária sob cargas móveis por meio do método dos elementos finitos. A análise é feita considerando a interação da via com a ponte e o veículo de forma desacoplada. O modelo do veículo utilizado possui 9 graus de liberdade composto de uma associação de corpos rígidos conectados via sistemas de suspensão. As respostas dinâmicas do veículo são obtidas devido à velocidade e irregularidades da via, que são consideradas como funções senoidais harmônicas e como funções randômicas, estas duas abordagens são comparadas. Em seguida, as forças do veículo são aplicadas através das rodas do veículo no modelo de interação viaestrutura. O comportamento dinâmico do modelo via-estrutura é estudado integrando o trilho, lastro e ponte. Os trilhos são modelados como elementos superiores de pórtico e a ponte como elementos inferiores de pórtico. Os dormentes e o lastro são modelados usando a fundação de Winkler para a translação. O método de Rayleigh é usado para calcular o amortecimento estrutural. As equações de movimento de ambos os sistemas são integradas usando o método de Newmark. A influência das irregularidades da via é analisada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDinâmica estrutural-
Palavras-chave: dc.subjectPontes ferroviárias-
Palavras-chave: dc.subjectFerrovias-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo dos elementos finitos-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução civil-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia civil-
Palavras-chave: dc.subjectSructural dynamics-
Palavras-chave: dc.subjectRailroad bridges-
Palavras-chave: dc.subjectRailroads-
Palavras-chave: dc.subjectFinite element method-
Palavras-chave: dc.subjectConstruction-
Palavras-chave: dc.subjectCivil engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Civil-
Título: dc.titleEstudo de comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária considerando efeitos do lastro e de irregularidades da via-
Título: dc.titleStudy of the dynamic behavior of a railway bridge considering the effects of ballast and of track irregularities-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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