Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
Autor(es): dc.contributor | ., . | - |
Autor(es): dc.contributor | ., . | - |
Autor(es): dc.contributor | ., . | - |
Autor(es): dc.creator | Abilino, Jonata Eduardo Dresseno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:58:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:58:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-07-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8857 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664876 | - |
Descrição: dc.description | This study concerns a qualitative survey conducted in the city of Itaiópolis / SC, located in northern Santa Catarina plateau, whose objective was to develop and implement a Modern Physics and Contemporary teaching proposal for Secondary Education, based on the topics: Photoelectric Effect and experiment Double-slit, through ICT and experience at the State Primary School Virgil Lowland, answering the question: Is it feasible to enter the discussion in high school on the Modern and Contemporary Physics ICT-mediated and experiments, based on the effect of topical photoelectric and double-slit experiment in public schools? To consolidate research, data collection was done using audio recordings of instruments and a field diary. The evaluation and verification of the data were made via content analysis, from the audio transcript. Data collected during the survey provide indications that can be applied topics of Modern and Contemporary Physics in high school since the teacher implant a minimum teaching-learning methodology and use ICT in order to mediate the didactic transposition, thus facilitating student learning. The research also showed the importance of training of the teaching, so that it knows how to use it properly pedagogical tools, and finally also shows that it is feasible to apply the topics of FMC in school and its context, it should also be feasible to extrapolate results by applying the proposal to the rest of the public schools, except the minimum boundary conditions. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho diz respeito a uma pesquisa qualitativa realizada na cidade de Itaiópolis/SC, localizada no planalto norte catarinense, cujo objetivo foi desenvolver e aplicar uma proposta de ensino de Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Médio, com base nos tópicos: Efeito Fotoelétrico e Experimento Dupla-fenda, através de TIC e experimento na Escola Estadual Básica Virgílio Várzea, respondendo à pergunta: É viável a inserção da discussão no Ensino Médio sobre a Física Moderna e Contemporânea mediadas pelas TIC e experimentos, tendo por base os tópicos de efeito fotoelétrico e experimento dupla-fenda, em escolas públicas? Para consolidar a pesquisa, a coleta dos dados foi feita utilizando-se de instrumentos de gravações de áudio e um diário de campo. A apreciação e verificação dos dados foram feita via análise de conteúdo, a partir do áudio transcrito. Os dados coletados durante a pesquisa fornecem indicativos de que é possível aplicar tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, desde que o professor implante uma metodologia de ensino- aprendizagem mínima e use as TIC de forma a mediar à transposição didática, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. A pesquisa também mostrou a importância da formação do docente, de modo que o mesmo saiba usar o ferramental pedagógico adequadamente, e por fim mostra também que se é viável aplicar os tópicos de FMC na escola e seu contexto, deve ser também viável extrapolar os resultados aplicando a proposta ao restante das escolas públicas, salvo as condições mínimas de contorno. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Física | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação - Projeto auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology - Computer-aided design | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Título: dc.title | Inserção de tópicos de física moderna na realidade escolar do planalto norte catarinense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: