Uma proposta de sequência didática para o ensino do tema luz e cores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Michel Corci-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883-
Autor(es): dc.contributorPereira, Ricardo Francisco-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2810356882434338-
Autor(es): dc.contributorBatista, Michel Corci-
Autor(es): dc.contributorFontes, Adriana da Silva-
Autor(es): dc.contributorLuciano, Ana Paula Giacomassi-
Autor(es): dc.creatorCanovas, Devanir Pereira dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:58:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:58:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3028-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664863-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Produto educacional: Sequência didática para o ensino do tema luz e cores-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to elaborate and investigate the pedagogical potential of a didactic sequence for teaching the theme Light and Colors in a high school third year class of the course Technical in computing in a federal public institution located in Campo Mourão, a city in the Northeast of Paraná state. The developed didactic sequence consisted in different teaching resources such as videos, simulators, games, mainly in practical activities. The material was produced and applied to a class of 30 students in the second semester of 2017. This work was supported by the approach of qualitative theory. For data collecting it was used structured questionnaires, field notes and didactical material produced by the students during the execution of the activities. The implementation of the didactic sequence pointed out a development of a learning context different from the traditional one, once it enabled students to learn about Light and Colors contents. The collect data allow us to infer that the developed resources might be considered a potential pedagogical material for Physics teaching since it enabled students ’effective participation during all steps, and the most important, it improved the learning about subjects taught subsequently. It was possible to notice due to students` level of argumentation after the work had been concluded as well as their answers in the last activity of the didactic sequence (game).-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve como objetivo elaborar e investigar o potencial pedagógico de uma sequência didática para o ensino do tema Luz e Cores em uma turma da terceira série do ensino técnico integrado em informática de uma instituição pública federal da cidade de Campo Mourão – PR. A sequência didática elaborada se pautou em diferentes recursos de ensino, tais como, vídeos, simuladores, jogos e, principalmente atividades práticas. O material produzido foi aplicado no segundo semestre de 2017, em uma turma de 30 alunos. Esse trabalho foi norteado pelos pressupostos da pesquisa qualitativa e para se coletar os dados utilizaram-se questionários estruturados, diário de bordo e todo material produzido pelos alunos durante o desenvolvimento das atividades. A implementação da sequência didática proposta evidenciou a formação de um ambiente de aprendizagem diferente do tradicional, possibilitando aos alunos o aprendizado sobre o conteúdo de Luz e Cores. Os dados coletados permitem ainda, inferir que o material produzido possui grande potencial pedagógico para o ensino de Física, pois permitiu a participação ativa dos alunos em todas as etapas propostas e, o mais importante, apresentaram indícios de uma aprendizagem referente aos conteúdos conceituais abordados na sequência. Isso foi possível graças ao nível de argumentação que passaram a ter após a conclusão do trabalho, bem como as respostas apresentadas na última atividade da sequência didática (jogo).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Física-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectÓptica-
Palavras-chave: dc.subjectCor-
Palavras-chave: dc.subjectLuz-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectOptics-
Palavras-chave: dc.subjectColor-
Palavras-chave: dc.subjectLight-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica/Ensino de Física-
Título: dc.titleUma proposta de sequência didática para o ensino do tema luz e cores-
Título: dc.titleA proposal of didactic sequence for teaching theme light and colors-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.