A ciência no olhar do Design: quer que eu desenhe?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBezerra Júnior, Arandi Ginane-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264-
Autor(es): dc.contributorBezerra Junior, Arandi Ginane-
Autor(es): dc.contributorGonzalez, Carlos Eduardo Fortes-
Autor(es): dc.contributorMuñiz, Bruno Dallagiovanna-
Autor(es): dc.creatorBirbeire, Wagner Nagib de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:58:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:58:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4203-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664860-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Design e Ciência-
Descrição: dc.descriptionThis work aims at establishing connections between the areas of teaching and design. Design constitutes an independent and interdisciplinary field and provides visions and tools that can improve teaching, especially in the sciences. Information and communication technologies (ICT), didactic transposition and design theories constitute the theoretical and methodological basis of the work. Emphasis is given to graphic images as elements of illustration and translation of scientific thinking, including research works that represent the state of the art in the area of biology carried out within the Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz-PR). It is intended that these materials serve to increase the impact and visibility of academic work (articles and scientific presentations) and, at the same time, constitute references to diverse levels of education: higher and postgraduate education, the secondary level and; in addition, science outreach. It aims at connecting university, research institute and school together with establishing connections between researchers, teachers and students. A series of “scientific schemes” were developed and analyzed as teaching objects that link the production of high level knowledge to multiple school realities. The developed product presents the use of design tools so that they can be used by teachers to improve their classroom activities.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo estabelecer vínculos e ligações entre as áreas de ensino e design. O design enquanto campo independente e interdisciplinar apresenta visões e ferramentas que podem ser importantes quando aplicados no ensino, em especial o ensino de ciências. Do ponto de vista teórico-metodológico, são utilizados os referenciais: tecnologias de informação e comunicação (TIC), Transposição Didática e teorias do design. Ênfase é dada às imagens gráficas enquanto elementos de ilustração e tradução do pensamento científico, incluindo trabalhos de pesquisa que representam o estado da arte na área de biologia realizados no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-PR). Pretende-se que estes materiais sirvam para aumentar o impacto e visibilidade do trabalho acadêmico (artigos e apresentações científicas) e, ao mesmo tempo, constituam referências para o ensino em nível superior e pós-graduação, mas também em nível médio e em atividades de divulgação científica, conectando universidade, instituto de pesquisa e escola e estabelecendo conexões entre pesquisadores, professores e estudantes. São desenvolvidos e analisados trabalhos de design científico – esquemas científicos – enquanto objetos de ensino que estabelecem uma ligação entre a produção do conhecimento de alto nível e múltiplas realidades escolares. O produto desenvolvido apresenta o uso de ferramentas do design de maneira a que possam ser utilizadas por professores para incrementar suas atividades em sala de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/octet-stream-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho (Projetos)-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectImagens como recursos de informação-
Palavras-chave: dc.subjectMultimídia interativa-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Serviços de informação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers - Formation-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPictures as information resources-
Palavras-chave: dc.subjectInteractive multimedia-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Information service-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::OUTROS::CIENCIAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleA ciência no olhar do Design: quer que eu desenhe?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.