A interdisciplinaridade da educação ambiental no contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBlanco, Daniel Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
Autor(es): dc.creatorCosta, Thayse Dalla-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:58:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:58:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25854-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664845-
Descrição: dc.descriptionThis monograph aims to briefly address the historical contexto of Environment and Environment Education, as well as the Conferences held between countries at different times thinking about the preservation of the Environment, seeking in Education a conscious formation of the human being in relation to environmental problems, to solve them. Environmental Education emerges as a proposal for sustainable development, however when faced with this theme, it is noticeable the lack of preparation of teachers, as well as the mistaken approach regarding Environmental Education, in viem of not being a discipline and being remembered in most sometimes only on commemorative dates, and therefore should be worked on in na interdisciplinary way. Its objective is to inform the school and non­school community at the same time that it contributes to the quality of life of the whole society in the long and short term, when possible. The teaching of Environmental Education proposes a new thinking about normalized attitudes in everyday life, the formation of conscious individuals, ideas for sustainable development being put into practice. The approach of this theme in the school context must occur with responsibility for the commitment of not treating Environmental Education as a discipline, but through projects, studies, comparisons, experiences, or other innovative ideas, involving the importance and quality of the Environmental for the survival of all living beings. Thus, teachers must be prepared to work wifh Environmental Education in na interdisciplinary way, presenting environmental problems to students, exposing educational practices to understand the theme, developing solutions for the local reality of the community where the student is inserted. The referred monograph is a set of bibliographic researches in articles published to elaborate and explain concepts about the Environment and Environmental Education, as well as its historical context and the theme inserted in the interdisciplinary school scope.-
Descrição: dc.descriptionA presente monografia visa abordar brevemente o contexto histórico de Meio Ambiente e Educação Ambiental, bem como as Conferências realizadas entre países em diferentes épocas pensando na preservação do Meio Ambiente, buscando na Educação uma formação consciente do ser humano em relação aos problemas ambientais, de forma a solucioná­los. A Educação Ambiental surge como proposta para um desenvolvimento sustentável, porém ao se deparar atualmente com essa temática é percebível a falta de preparo dos professores, bem como a abordagem é equivocada referente à Educação Ambiental, tendo em vista não ser disciplina e ser lembrada na maioria das vezes apenas em datas comemorativas, e, por isso, deve ser trabalhada interdisciplinarmente. Seu objetivo é o de informar a comunidade escolar e não escolar ao mesmo tempo que contribui para a formação escolar do aluno, almejando melhoria na qualidade de vida de toda a sociedade a longo e curto prazo, quando possível. O ensino de Educação Ambiental propõe um novo pensar sobre atitudes normalizadas no dia a dia, formação de indivíduos conscientes, ideias para um desenvolvimento sustentável sendo colocadas em prática. A abordagem dessa temática no contexto escolar deve ocorrer com responsabilidade do compromisso de não tratar a Educação Ambiental como disciplina, mas por meio de projetos, estudos, comparações, experiências, ou outras ideias inovadoras, envolver a importância e a qualidade do Meio Ambiente para a sobrevivência de todos os seres vivos. Dessa forma, os professores devem estar preparados para trabalhar interdisciplinarmente a Educação Ambiental apresentando os problemas ambientais aos alunos, expondo práticas educativas para compreensão da temática, desenvolvendo soluções para a realidade local da comunidade onde o aluno está inserido. A referida monografia é m conjunto de pesquisas bibliográficas em artigos publicados para elaboração e explicitação de conceitos acerca do Meio Ambiente e Educação Ambiental, bem como seu contexto histórico e a temática inserida no âmbito escolar interdisciplinarmente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectSustainable development-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleA interdisciplinaridade da educação ambiental no contexto escolar-
Título: dc.titleThe interdisciplinarity of environmental education in the school context-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.