Práticas com materiais alternativos no ensino da Química: uma nova percepção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKalinke, Adir Hildo-
Autor(es): dc.creatorHorn, Priscila Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:58:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:58:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14822-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664792-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to show simple praticals of low cost with alternative materials, for the teaching of Chemistry during High School, based on the elaboration of a book of experiments used by studentes of the First Year of High School. It also intends to promote thoughts development and an instinct of researching, calling for students attention and making them able to associate daily problems with what was seen inside the classroom. This work was developed with the creation and application of a book of experiments to the students of First Year of night High School. It was essencial to verify the importance of applying, in the current educational process, alternative methods and educational resources, beyond laboratorial practices with alternative experiments as a way of motivating students interest about Chemistry classes and improving the comprehension of contents to reach a concrete learning. This work has stimulated students to work in group, interpreting and discussing about what happened on each experiment. The teacher who uses alternative methods is contributing with the students so they can observe the importance of the subject, starting the interest and motivating to a more significant learning.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve por objetivo apresentar práticas simples de baixo custo, com materiais alternativos para o ensino da Química no ensino médio, a partir da elaboração de uma apostila de práticas para o 1º ano do ensino médio. Promovendo no desenvolvimento de pensamento, e instinto investigativo, chamando interesse do aluno em poder associar problemas do cotidiano com o visto em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido com a elaboração e aplicação da apostila de práticas no Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira – Pato Branco/PR, com alunos do 1º ano do ensino médio noturno. Para verificar a importância de se aplicar no processo educacional atual, metodologias alternativas e recursos didáticos, práticas laboratoriais com experimentos alternativos como forma de incentivar e estimular o interesse dos alunos pelas aulas de química. Melhorando a compreensão dos conteúdos, para alcançar uma aprendizagem concreta. Este trabalho estimulou os alunos a trabalharem em grupo, a interpretar e a discutir sobre o que acontecia em cada prática. O professor que faz uso de métodos alternativos estará colaborando para que os alunos consigam observar a importância da matéria e vejam a mesma como uma disciplina divertida e interessante, despertando o interesse e incentivando a uma aprendizagem mais significativa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica (Ensino médio) - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry (High School)- Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química-
Título: dc.titlePráticas com materiais alternativos no ensino da Química: uma nova percepção-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.