Desenvolvimento de jogo de simulação para ensino prático do método 5S

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEstorilio, Carla Cristina Amodio-
Autor(es): dc.contributorEstorilio, Carla Cristina Amodio-
Autor(es): dc.contributorPelisson, Maria das Graças Contim Garcia-
Autor(es): dc.contributorMikos, Walter Luís-
Autor(es): dc.creatorNowakowski, Heitor de Azevedo-
Autor(es): dc.creatorKengo, Victor Yugo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:57:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:57:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10390-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664747-
Descrição: dc.descriptionA crescente busca por redução de custo leva as empresas à implementação de recursos no ambiente fabril. Um dos métodos que promete melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais, organização, limpeza, identificação e utilização é o método “5S”. Porém,ainda que o treinamento pareça simples, a manutenção de uma mudança organizacional ainda é um desafio. Para contribuir nesse sentido, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo de simulação para o ensino prático do método 5S, visando contribuir com a sua implantação nas organizações industriais. Para isso, foram realizadas revisões bibliográficas a respeito do método 5S e sobre metodologias de desenvolvimento de jogos de simulação, visando identificar uma metodologia adequada para o desenvolvimento do jogo pretendido. A metodologia adotada para este trabalho é um agregado da Metodologia de Projeto de Pahl et al. (2007) e a Metodologia de design de jogo de simulação para treinamento de Rocha e Araujo (2013). A metodologia se divide em seis partes, sendo elas: Esclarecimento da tarefa; Projeto conceitual; Plano de treinamento; Implementação; Integração e teste; e Avaliação dos resultados. Como resultado, desenvolveu-se o projeto de um jogo para treinamento do método 5S, dividido em duas rodadas com o tempo sendo cronometrado: na primeira, os participantes recebem uma maleta desorganizada para realizar a montagem de um carrinho; após montagem, os aplicadores apresentam o método 5S e os participantes fazem a organização das maletas para fixar os conceitos ensinados; na segunda rodada, os mesmos participantes repetem a montagem com a maleta organizada. Após 3 testes com 4 participantes em cada, obteve-se uma redução de tempo média de 44,8% entre a primeira e a segunda rodada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherGraduação em Engenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da qualidade total-
Palavras-chave: dc.subjectProdução enxuta-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos de simulação-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de produto-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia mecânica-
Palavras-chave: dc.subjectTotal quality management-
Palavras-chave: dc.subjectLean manufacturing-
Palavras-chave: dc.subjectSimulation methods-
Palavras-chave: dc.subjectProduct design-
Palavras-chave: dc.subjectMechanical engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE-
Título: dc.titleDesenvolvimento de jogo de simulação para ensino prático do método 5S-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.